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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62258
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARRUDA, Ana Lúcia Borba de | - |
dc.contributor.author | TRAVASSOS, Rafaella Correia e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T20:02:31Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T20:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
dc.identifier.citation | TRAVASSOS, Rafaella Correia e Silva. Política de curricularização da extensão na UFPE: análise discursiva a partir dos marcos regulatórios. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62258 | - |
dc.description.abstract | A inserção da extensão no currículo obrigatório dos cursos de graduação no Brasil foi estabelecida como meta para a educação superior nos Planos Nacionais da Educação (2001, 2014), regulamentada pelo Ministério da Educação em 2018, em um projeto de institucionalização da extensão defendido por diversos atores sociais. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), houve a aprovação pelas instâncias superiores de uma resolução que trata da inserção em 2017, posteriormente substituída por outra, em 2022. A partir da compreensão do currículo como discurso (Bonafé, 2013; Lopes; Macedo, 2011; Oliveira; Xavier, 2020) e dispositivo que favorece ou exclui alguns grupos (Arroyo, 2013), este trabalho volta-se às disputas envolvidas no processo de construção da política, em um contexto de democratização da educação superior. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar a política de extensão universitária na UFPE no que diz respeito ao processo de institucionalização da extensão, analisando o contexto sócio-histórico da construção dos documentos, especificando os conceitos adotados e identificando as estratégias para sua implementação. Buscamos compreender se o processo de institucionalização da curricularização da extensão mobiliza uma adequação ou uma refundação da universidade em estudo. Utilizando como aporte metodológico a Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2010; 2012; 2016), realizamos a análise dos principais documentos normativos que regulamentam a política no Brasil e na UFPE, assim como entrevistas semiestruturadas com gestores que participaram da sua construção na referida universidade. Identificamos que alguns dos documentos analisados apresentam lacunas conceituais, mas, de forma geral, desenvolvem-se no sentido de alinhar-se aos conceitos apresentados pelo Fórum de Pró- reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). Os temas emergentes das entrevistas estiveram associados a estratégias e desafios para a implementação da política na UFPE, sendo: formação de um grupo de trabalho, articulação com a Pró-reitoria de Graduação, articulação com cursos de graduação, ações formativas e de comunicação, progressão e redução de carga horária, financiamento, mudança de sistema de registro e disciplinarização. Entendemos que a política desafia hegemonias na educação superior, mas que também passa por adaptações para adequar-se às rotinas já estabelecidas na universidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Curricularização da extensão | pt_BR |
dc.subject | Política curricular | pt_BR |
dc.title | Política de curricularização da extensão na UFPE : análise discursiva a partir dos marcos regulatórios | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7980706213374759 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1313351595425296 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion of extension activities in the mandatory curriculum was established for higher education in Brazil in the National Education Plans (2001, 2014) and regulated by the Ministry of Education in 2018, as a part of the institutionalization of extension advocated by social movements. At Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a resolution addressing this inclusion was approved by counsel in 2017, later replaced by another resolution in 2022. This work considers the curriculum as discourse (Bonafé, 2013; Lopes & Macedo, 2011; Oliveira & Xavier, 2020) and also as a device that favors or excludes certain groups (Arroyo, 2013), Our focus lied on the disputes involved in the policy-making process within the context of democratization of higher education. Our objective was to analyze the university extension policy at UFPE concerning the process of institutionalizing extension activities, analyzing the socio-historical context of the document construction, specifying the adopted concepts, and identifying the strategies for their implementation. We sought to understand whether the process of institutionalizing the extension curriculum mobilizes an adjustment or a refoundation of the university under study. Taking Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2010; 2012; 2016) as the methodological framework, we analyzed the main normative documents that regulate the policy in Brazil and at UFPE, as well as conducted semi- structured interviews with managers who participated in its development locally. We identified conceptual gaps in some of the analyzed documents, but, in general, we noted an alignment with the concepts presented by the Forum of Extension Pro-Rectors of Brazilian Public Universities (Forproex). The emerging themes from the interviews were associated with strategies and challenges for implementing the policy at the university in study, including: forming a working group, coordination with academic division, coordination with undergraduate courses, formative and communication actions, workload progression and reduction, funding, changes in the registration system, and inclusion in papers schedule. We understand that the policy poses a challenge to hegemonies in higher education but also undergoes adaptations to fit into the established routines of the university. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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