Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62267

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREESINK, Mísia Lins-
dc.contributor.authorCESAR, Bruno Correia Leite-
dc.date.accessioned2025-04-11T21:37:46Z-
dc.date.available2025-04-11T21:37:46Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationCESAR, Bruno Correia Leite. Corpo mantra: a expressão prática da musicalidade Hare Krishna. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62267-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe analisar a forma que a música produz comportamentos corporais entre os devotos do movimento Hare Krishna residentes do templo mais antigo de Pernambuco, a Ecovila Vraja Dhama, fundada em 1985, Caruaru. Descrevendo e compreendendo este tema por meio da etnografia, entrevistas e registros fotográficos, investigamos essa musicalidade utilizando analiticamente a categoria de “música” e “corpo” para explicar a organização do canto de mantras, apresentada diariamente pelos praticantes em performances religiosas, no modo de tocar instrumentos, nas danças e posturas em suas cerimônias. Com isso, esta dissertação argumenta que a música se desenvolve práticas corporais por meio de categorias nativas como sadhana bhakti (prática da devoção constante) kirtana e bhajana, modalidades de canto que despertam maior pureza para os praticantes, assim, a música dos mantras dentro e fora dos rituais, organiza o corpo, o espaço e a sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectHare krishnaspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.titleCorpo mantra: a expressão prática da musicalidade Hare Krishnapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2098124402052456pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7192216073198707pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes to analyze the way that music produces bodily behaviors among the devotees of the Hare Krishna movement residing in the oldest temple in Pernambuco, Ecovila Vraja Dhama, founded in 1985, Caruaru. Describing and understanding this theme through ethnography, interviews and photographic records, we investigated this musicality analytically using the category of “music” and “body” to explain the organization of the chanting of mantras, presented daily by practitioners in religious performances, in the way of playing instruments, in the dances and postures in their ceremonies. With this, this dissertation argues that music develops bodily practices through native categories such as sadhana bhakti (practice of constant devotion) kirtana and bhajana, chanting modalities that awaken greater purity for practitioners, thus, the music of mantras within and outside of rituals, it organizes the body, space and society.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Bruno Correia Leite Cesar.pdf3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons