Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62269
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jaciel Antonio Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T22:35:00Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T22:35:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaciel Antonio Santos da. A capoeira na educação física escolar: desafios e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62269 | - |
dc.description.abstract | A capoeira, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, integra a cultura corporal de movimento e possui potencial pedagógico na Educação Física escolar, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Além de sua relevância histórica e cultural, a capoeira contribui para a construção da identidade e para a valorização da diversidade étnico-racial no ambiente educacional. Este estudo, por meio de uma revisão sistemática de caráter qualitativo, analisou artigos científicos publicados entre 2019 e 2024 nas bases de dados SciELO, LILACS e Periódicos CAPES, utilizando descritores relacionados à Educação Física, lutas e capoeira. Os critérios de inclusão considerados foram: estudos disponíveis na íntegra, com acesso livre, em português e inglês, enquanto artigos publicados antes de 2019 ou que fugiam do tema foram excluídos. Após a triagem inicial de 83 artigos, apenas quatro foram selecionados para análise aprofundada. Os resultados indicam que, apesar da valorização da capoeira, sua implementação no ambiente escolar ainda enfrenta obstáculos, como a falta de formação específica dos professores, o preconceito e a escassez de recursos didáticos. No entanto, metodologias interdisciplinares e políticas públicas voltadas para a formação docente podem ampliar sua aplicabilidade, garantindo sua presença efetiva no currículo escolar. Conclui-se que a capoeira desempenha um papel essencial na Educação Física, promovendo inclusão, respeito à diversidade e uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Lutas | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A capoeira na educação física escolar: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA FILHA, Cleide do Nascimento Monteiro Borges | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1592591868716361 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Capoeira, recognized as an intangible cultural heritage of humanity, is part of the body culture of movement and has pedagogical potential in school Physical Education, promoting the motor, cognitive and social development of students. In addition to its historical and cultural relevance, capoeira contributes to the construction of identity and the appreciation of ethnic-racial diversity in the educational environment. This study, through a qualitative systematic review, analyzed scientific articles published between 2019 and 2024 in the SciELO, LILACS and Periódicos CAPES databases, using descriptors related to Physical Education, Fights and capoeira. The inclusion criteria considered studies available in full, with free access, in Portuguese and English, while articles published before 2019 or that were off-topic were excluded. After the initial screening of 83 articles, only four were selected for in-depth analysis. The results indicate that, despite the appreciation of capoeira, its implementation in the school environment still faces obstacles, such as the lack of specific teacher training, prejudice and a shortage of teaching resources. However, interdisciplinary methodologies and public policies aimed at teacher training can broaden its applicability, ensuring its effective presence in the school curriculum. We conclude that capoeira plays an essential role in Physical Education, promoting inclusion, respect for diversity and meaningful learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8247154674219017 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jaciel Antonio Santos da Silva.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons