Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62272

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Giliarde Mendonça-
dc.date.accessioned2025-04-14T13:51:20Z-
dc.date.available2025-04-14T13:51:20Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.date.submitted2025-04-11-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Giliarde Mendonça. As metodologias do ensino dos esportes nas aulas de educação física. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62272-
dc.description.abstractA temática abordada neste estudo diz respeito ao ensino do esporte no ambiente escolar, com foco na identificação da importância deste aprendizado para os alunos. O objetivo geral foi identificar as metodologias de ensino aplicadas aos esportes nas aulas de educação física. A metodologia utilizada para tanto foi a revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa em livros, artigos e materiais publicados em bases de dados eletrônicos. Constatou-se que os métodos de ensino dos esportes nas aulas de educação física podem ser compreendidos em: métodos tradicionais, quais sejam, o método global, que prioriza o ensino do esporte por meio do jogo, com foco no ensino tanto dos elementos táticos como técnicos; o parcial, que propõe o ensino dos elementos do esporte por partes; o misto, que é a combinação dos métodos global e parcial. Além dos métodos inovadores como o Teaching Games for Understanding (TGfU), que prioriza o ensino do esporte por meio da tática e dos processos cognitivos de percepção e tomada de decisão; o Sport Education (SE) que visa proporicionar aos alunos as experiências diretamente no contexto esportivo, por meio do jogo estratégico. Conclui-se, portanto, há uma diversidade de métodos que podem ser utilizados pelo professor durante o ensino do esporte nas escolas, de forma que é fundamental que este esteja apto a identificar o melhor método a ser empregado à turma, com base nas necessidades e nos objetivos buscados em cada contexto.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectPrática esportivapt_BR
dc.subjectEducação Física para criançaspt_BR
dc.titleAs metodologias do ensino dos esportes nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe theme addressed in this study concerns the teaching of sports in the school environment, with a focus on identifying the importance of this learning for students. The general objective was to identify the teaching methodologies applied to sports in physical education classes. The methodology used for this purpose was a bibliographic review, with a qualitative approach, through research in books, articles and materials published in electronic databases. It was found that the teaching methods of sports in physical education classes can be understood as: traditional methods, namely, the global method, which prioritizes the teaching of sports through games, focusing on teaching both tactical and technical elements; the partial method, which proposes the teaching of sports elements in parts; and the mixed method, which is the combination of the global and partial methods. In addition to innovative methods such as Teaching Games for Understanding (TGfU), which prioritizes the teaching of sports through tactics and the cognitive processes of perception and decision-making; Sport Education (SE), which aims to provide students with experiences directly in the sports context, through strategic games. It is therefore concluded that there is a diversity of methods that can be used by teachers when teaching sports in schools, so it is essential that they are able to identify the best method to be used with the class, based on the needs and objectives sought in each context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Giliarde.pdf
  Item embargado até 2026-04-12
850,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons