Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62279
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva | - |
dc.contributor.author | BERNARDINO, Priscilla Ximenes da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thiago César Melo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T18:19:42Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T18:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, Priscilla Ximenes da Silva; SILVA, Thiago César Melo da. Educação de Jovens e Adultos e Direitos Humanos na sala de aula de um presídio feminino: compassos e descompassos entre o escrito e o feito. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62279 | - |
dc.description.abstract | Este artigo versa sobre a Educação de Jovens e Adultos dentro do sistema prisional, considerando sua interlocução com a educação em direitos humanos. O objetivo geral deste estudo de caso é compreender como alguns aspectos dos direitos humanos se apresentam na escrita dos documentos norteadores da política educacional no sistema prisional, assim como direcionar o olhar para as práticas aí desenvolvidas. O aporte teórico foi elaborado a partir das ideias de Freire, Borges, José e Onofre, dentre outros. Foi uma pesquisa qualitativa, documental e de campo. A análise realizada indica que os direitos humanos em educação, nesta conjuntura, são exercidos mesmo que de maneira ainda incipiente, mas são importantes para se compreender que o processo educativo no espaço prisional não é apenas um benefício, mas um direito fundamental à promoção da justiça social. Portanto, não pode ser visto como um instrumento punitivo, porém libertador, na tentativa de tirar da invisibilidade, essas mulheres privadas de liberdade, ao reconhecermos a dignidade e o valor da pessoa para o progresso social. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Sistema Prisional | pt_BR |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos e Direitos Humanos na sala de aula de um presídio feminino: compassos e descompassos entre o escrito e o feito | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0769151492136787 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3184429035161937 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2562864342968393 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ARTIGO EJA e DIREITOS HUMANOS - PRISCILLA E THIAGO - PEDAGOGIA.pdf | 238,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons