Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62279

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva-
dc.contributor.authorBERNARDINO, Priscilla Ximenes da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Thiago César Melo da-
dc.date.accessioned2025-04-14T18:19:42Z-
dc.date.available2025-04-14T18:19:42Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Priscilla Ximenes da Silva; SILVA, Thiago César Melo da. Educação de Jovens e Adultos e Direitos Humanos na sala de aula de um presídio feminino: compassos e descompassos entre o escrito e o feito. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62279-
dc.description.abstractEste artigo versa sobre a Educação de Jovens e Adultos dentro do sistema prisional, considerando sua interlocução com a educação em direitos humanos. O objetivo geral deste estudo de caso é compreender como alguns aspectos dos direitos humanos se apresentam na escrita dos documentos norteadores da política educacional no sistema prisional, assim como direcionar o olhar para as práticas aí desenvolvidas. O aporte teórico foi elaborado a partir das ideias de Freire, Borges, José e Onofre, dentre outros. Foi uma pesquisa qualitativa, documental e de campo. A análise realizada indica que os direitos humanos em educação, nesta conjuntura, são exercidos mesmo que de maneira ainda incipiente, mas são importantes para se compreender que o processo educativo no espaço prisional não é apenas um benefício, mas um direito fundamental à promoção da justiça social. Portanto, não pode ser visto como um instrumento punitivo, porém libertador, na tentativa de tirar da invisibilidade, essas mulheres privadas de liberdade, ao reconhecermos a dignidade e o valor da pessoa para o progresso social.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectSistema Prisionalpt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos e Direitos Humanos na sala de aula de um presídio feminino: compassos e descompassos entre o escrito e o feitopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0769151492136787pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3184429035161937pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ARTIGO EJA e DIREITOS HUMANOS - PRISCILLA E THIAGO - PEDAGOGIA.pdf238,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons