Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62301
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MAIA, Lívia Teixeira de Souza | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Giovanna Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T14:04:28Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T14:04:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Giovanna Souza. Mortalidade e anos de vida perdidos por morte ou incapacidade por acidentes de trânsito em Pernambuco (2000–2021): um estudo da carga global de doença. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Saúde Coletiva, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62301 | - |
dc.description.abstract | Os acidentes de trânsito representam uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, milhões de pessoas morrem anualmente devido a esses eventos, gerando impactos humanos, sociais e econômicos. Este estudo analisou a evolução da mortalidade e dos anos de vida perdidos por morte ou incapacidade (DALYs) decorrentes de acidentes de trânsito em Pernambuco, no período de 2000 a 2021. Trata-se de um estudo ecológico de série temporal, utilizando dados do Global Burden of Disease (GBD) e análise estatística por Joinpoint Regression (versão 5.3.0) para identificação de tendências. Os resultados destacam que a mortalidade é significativamente maior entre os homens (34,7 por 100 mil habitantes) em comparação com as mulheres (6,9 por 100 mil habitantes), evidenciando que a população masculina, especialmente em faixas etárias economicamente ativas, está mais exposta a esse agravo. Crianças e idosos também apresentaram vulnerabilidades específicas.Após a implementação da Operação Lei Seca e as políticas de segurança viária, houve uma redução de 4,76% na taxa de mortalidade e de 3,98% no indicador DALY. Portanto,a queda nas taxas de mortalidade e DALYs demonstra a eficácia das políticas públicas, mas também reforça a necessidade de ações contínuas, como fiscalização rigorosa, educação no trânsito e melhorias na infraestrutura viária. Além disso, os dados ressaltam a importância do aprimoramento dos sistemas de vigilância epidemiológica, permitindo um monitoramento mais preciso e o desenvolvimento de estratégias eficazes na redução da morbimortalidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Carga Global | pt_BR |
dc.subject | Mortalidade | pt_BR |
dc.subject | anos de vida perdidos por incapacidade | pt_BR |
dc.title | Mortalidade e anos de vida perdidos por morte ou incapacidade por Acidentes de Trânsito em Pernambuco (2000–2021): Um estudo da Carga Global de Doença. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2404848959312586 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4988844256076498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Traffic accidents are one of the leading causes of death worldwide. According to the World Health Organization, millions of people die annually due to these events, generating significant human, social, and economic impacts.This study analyzed the evolution of mortality and years of life lost due to death or disability (DALYs) resulting from traffic accidents in Pernambuco from 2000 to 2021. It is an ecological time-series study, using data from the Global Burden of Disease (GBD) and statistical analysis through Joinpoint Regression (version 5.3.0) to identify trends.The results highlight that mortality is significantly higher among men (34.7 per 100,000 inhabitants) compared to women (6.9 per 100,000 inhabitants), indicating that the male population, particularly in economically active age groups, is more exposed to this risk. Additionally, children and the elderly also exhibit specific vulnerabilities.Following the implementation of the Dry Law Operation and road safety policies, a 4.76% reduction in the mortality rate and a 3.98% decrease in the DALY indicator were observed.Therefore, the decline in mortality and DALY rates demonstrates the effectiveness of public policies but also reinforces the need for continuous measures, such as strict enforcement, traffic education, and improvements in road infrastructure. Furthermore, the data emphasize the importance of enhancing epidemiological surveillance systems, enabling more precise monitoring and the development of effective strategies to reduce morbidity and mortality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | orcid.org/0009-0008-7335-4885 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Saúde Coletiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Giovanna Souza Santos.pdf Item embargado até 2026-04-16 | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons