Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62301

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Lívia Teixeira de Souza-
dc.contributor.authorSANTOS, Giovanna Souza-
dc.date.accessioned2025-04-15T14:04:28Z-
dc.date.available2025-04-15T14:04:28Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-04-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Giovanna Souza. Mortalidade e anos de vida perdidos por morte ou incapacidade por acidentes de trânsito em Pernambuco (2000–2021): um estudo da carga global de doença. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Saúde Coletiva, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62301-
dc.description.abstractOs acidentes de trânsito representam uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, milhões de pessoas morrem anualmente devido a esses eventos, gerando impactos humanos, sociais e econômicos. Este estudo analisou a evolução da mortalidade e dos anos de vida perdidos por morte ou incapacidade (DALYs) decorrentes de acidentes de trânsito em Pernambuco, no período de 2000 a 2021. Trata-se de um estudo ecológico de série temporal, utilizando dados do Global Burden of Disease (GBD) e análise estatística por Joinpoint Regression (versão 5.3.0) para identificação de tendências. Os resultados destacam que a mortalidade é significativamente maior entre os homens (34,7 por 100 mil habitantes) em comparação com as mulheres (6,9 por 100 mil habitantes), evidenciando que a população masculina, especialmente em faixas etárias economicamente ativas, está mais exposta a esse agravo. Crianças e idosos também apresentaram vulnerabilidades específicas.Após a implementação da Operação Lei Seca e as políticas de segurança viária, houve uma redução de 4,76% na taxa de mortalidade e de 3,98% no indicador DALY. Portanto,a queda nas taxas de mortalidade e DALYs demonstra a eficácia das políticas públicas, mas também reforça a necessidade de ações contínuas, como fiscalização rigorosa, educação no trânsito e melhorias na infraestrutura viária. Além disso, os dados ressaltam a importância do aprimoramento dos sistemas de vigilância epidemiológica, permitindo um monitoramento mais preciso e o desenvolvimento de estratégias eficazes na redução da morbimortalidade.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectacidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectCarga Globalpt_BR
dc.subjectMortalidadept_BR
dc.subjectanos de vida perdidos por incapacidadept_BR
dc.titleMortalidade e anos de vida perdidos por morte ou incapacidade por Acidentes de Trânsito em Pernambuco (2000–2021): Um estudo da Carga Global de Doença.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2404848959312586pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4988844256076498pt_BR
dc.description.abstractxTraffic accidents are one of the leading causes of death worldwide. According to the World Health Organization, millions of people die annually due to these events, generating significant human, social, and economic impacts.This study analyzed the evolution of mortality and years of life lost due to death or disability (DALYs) resulting from traffic accidents in Pernambuco from 2000 to 2021. It is an ecological time-series study, using data from the Global Burden of Disease (GBD) and statistical analysis through Joinpoint Regression (version 5.3.0) to identify trends.The results highlight that mortality is significantly higher among men (34.7 per 100,000 inhabitants) compared to women (6.9 per 100,000 inhabitants), indicating that the male population, particularly in economically active age groups, is more exposed to this risk. Additionally, children and the elderly also exhibit specific vulnerabilities.Following the implementation of the Dry Law Operation and road safety policies, a 4.76% reduction in the mortality rate and a 3.98% decrease in the DALY indicator were observed.Therefore, the decline in mortality and DALY rates demonstrates the effectiveness of public policies but also reinforces the need for continuous measures, such as strict enforcement, traffic education, and improvements in road infrastructure. Furthermore, the data emphasize the importance of enhancing epidemiological surveillance systems, enabling more precise monitoring and the development of effective strategies to reduce morbidity and mortality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidorcid.org/0009-0008-7335-4885pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Giovanna Souza Santos.pdf
  Item embargado até 2026-04-16
1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons