Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62306

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROHDE, Cláudia-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Cleicy Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-15T14:23:14Z-
dc.date.available2025-04-15T14:23:14Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Cleicy Raquel da Silva. Epigenética na educação: proposta de uma sequência didática para explicar como o ambiente influencia a expressão gênica. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62306-
dc.description.abstractA epigenética é um campo da biologia que investiga como os fatores ambientais influenciam a expressão gênica sem modificar a sequência do DNA. Compreender esses mecanismos é essencial para a educação científica, pois permite aos alunos relacionar conceitos biológicos ao seu cotidiano e reconhecer o impacto do ambiente na saúde e no desenvolvimento. Este trabalho propõe uma sequência didática inovadora para o Ensino Médio, abordando o tema “Epigenética na Educação”, com elaboração de um livro pop-up como ferramenta pedagógica interativa. O objetivo foi tornar o aprendizado mais acessível, envolvente e aplicável à realidade dos estudantes. A metodologia adotada se apoiou em práticas de ensino ativo, incentivando a participação dos alunos na construção do conhecimento. A sequência didática inclui discussões sobre o impacto da alimentação, do estresse e do comportamento materno na regulação epigenética, promovendo reflexões sobre hábitos saudáveis, qualidade de vida e a relação entre fatores ambientais e saúde humana. O uso do livro pop-up foi criado para envolver os estudantes em um aprendizado mais dinâmico, facilitando a assimilação de conceitos complexos sobre a epigenética. Os resultados apresentados auxiliam os docentes a ministrarem uma aula sobre o tema, ampliando a compreensão dos alunos sobre a aplicação desse conhecimento em contextos cotidianos – para uma maior consciência sobre suas escolhas pessoais - e como os comportamentos influenciam a saúde e o bem-estar das futuras gerações. A proposta visa não apenas à construção do conhecimento científico sobre epigenética, mas também ao desenvolvimento da reflexão crítica e da conscientização dos estudantes. A abordagem inovadora, baseada em metodologias ativas e recursos pedagógicos interativos na área da Genética, prepara os alunos para tomar decisões sobre seu estilo de vida e saúde.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEpigenéticapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectLivro pop-uppt_BR
dc.titleEpigenética na educação: proposta de uma sequência didática para explicar como o ambiente influencia a expressão gênicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Maria das Dores da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2063762498457959pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6223762316743262pt_BR
dc.description.abstractxEpigenetics is a field of biology that investigates how environmental factors influence gene expression without modifying the DNA sequence. Understanding these mechanisms is essential for science education, as it allows students to relate biological concepts to their daily lives and recognize the impact of the environment on health and development. This work proposes an innovative teaching sequence for high school, addressing the theme “Epigenetics in Education”, with the development of a pop-up book as an interactive pedagogical tool. The objective was to make learning more accessible, engaging and applicable to the students' reality. The methodology adopted was based on active teaching practices, encouraging student participation in the construction of knowledge. The teaching sequence includes discussions on the impact of diet, stress and maternal behavior on epigenetic regulation, promoting reflections on healthy habits, quality of life and the relationship between environmental factors and human health. The use of the pop-up book was created to engage students in more dynamic learning, facilitating the assimilation of complex concepts about epigenetics. The results presented help teachers to teach a class on the topic, expanding students' understanding of the application of this knowledge in everyday contexts - for greater awareness of their personal choices - and how behaviors influence the health and well-being of future generations. The proposal aims not only to build scientific knowledge about epigenetics, but also to develop critical reflection and awareness among students. The innovative approach, based on active methodologies and interactive pedagogical resources in the area of Genetics, prepares students to make decisions about their lifestyle and health.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7231078226481931pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - CLEICY RAQUEL DA SILVA NASCIMENTO .pdf3,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons