Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62319

Compartilhe esta página

Título: Padrão epidemiológico e operacional da Sífilis Congênita antes e durante a pandemia de COVID-19 no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.
Autor(es): SANTANA, Carlas Mirtes Paulo de
Palavras-chave: Sífilis congênita; Infecções sexualmente transmissíveis
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: SANTANA, Carlas Mirtes Paulo de. Padrão epidemiológico e operacional da Sífilis Congênita antes e durante a pandemia de COVID-19 no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. 2025. 36 f. TCC (Graduação em Saúde Coletiva) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A sífilis congênita é uma infecção resultante da não realização do tratamento adequado da sífilis em gestante. A transmissão do Treponema pallidum da gestante para o feto se dá de forma vertical, sendo principalmente por via transplacentária, ou, em alguns casos, pelo contato direto da criança com lesão genital na gestante no momento do parto. O estudo tem como objetivo analisar o padrão epidemiológico e operacional da sífilis congênita no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, entre os anos de 2017 a 2022. É um estudo descritivo, utilizando-se a abordagem quantitativa, transversal. Os dados foram coletados no SINAN E SINASC/DATASUS, analisados e processados quantitativamente, utilizando-se planilhas eletrônicas. Sendo calculadas, segundo triênio de detecção e para todo o período, as frequências absolutas e relativas das variáveis. Os resultados apontam que Jaboatão dos Guararapes registrou um total de 1.205 casos de Sífilis Congênita. Durante o período pandêmico ocorreu uma redução de 12,5% das mães que realizaram o pré-natal em comparação ao período pré-pandêmico. Apresentou-se uma redução (26,6%) no tratamento do parceiro. Concluindo, os resultados reforçam a necessidade de educação continuada para os profissionais, maior atenção no preenchimento das fichas de notificação, melhorar assistência pré-natal para o controle dos casos de sífilis congênita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62319
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carlas Mirtes Paulo de Santana.pdf
  Item embargado até 2026-04-16
2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons