Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62342

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorRAMOS, Jéssica Rochelly da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-15T22:51:27Z-
dc.date.available2025-04-15T22:51:27Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationRAMOS, Jéssica Rochelly da Silva. A Educação do campo como discurso em disputa nas políticas curriculares: articulações, diferenças e a (im)possibilidade da fixação de sentidos no currículo. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62342-
dc.description.abstractEsta tese aborda as disputas discursivas nas políticas curriculares para as escolas do campo, focalizando os sentidos atribuídos à educação do campo em Brejo da Madre de Deus – PE, analisando demandas, articulações, antagonismos e hegemonias que figuram a trajetória e negociação em torno do direito à educação do e no campo. O objetivo deste estudo é compreender como a educação do campo vem sendo significada nas políticas curriculares e nos currículos para as escolas do campo no município de Brejo da Madre de Deus – PE. A teoria do discurso de Laclau e Mouffe e noções da desconstrução derridiana constituiu-se como leituras privilegiadas nesta tese, articuladas aos estudos de Lopes e Macedo ao traduzir essa perspectiva para o campo do currículo. A releitura da linguagem empreendida informa a concepção de políticas curriculares como textos, discursos e práticas, produzidos em contextos articulados, permeados por relações de poder e disputas hegemônicas pela significação e controle. A abordagem teórico- estratégica utilizada no desenho da pesquisa, partiu da tentativa de desenho/traços/riscos metodológicos para a constituição do corpus. O corpus documental que constituiu as políticas curriculares para a educação do campo no município, foi acessado por meio das Políticas Educacionais para a Educação do Campo, como: o PME (2015), A LDB (1996), as diretrizes para as escolas do campo (Brasil, 2002; 2008; 2010), e ainda o Currículo do Estado de Pernambuco (2009). Os resultados contingentes da pesquisa revelaram que a educação do campo não possui significado pleno, sendo constituída através de articulações discursivas, da negociação de sentidos e da tradução, produzindo significações contingentes nas políticas curriculares analisadas. Enquanto formação discursiva, revela-se como um campo de disputas em que hegemonias e diferenças, articulam-se e se entrelaçam na produção de sentidos para o currículo. Esses processos são marcados pela tensão entre normatividades centralizadoras e a luta pela valorização das especificidades locais, demonstrando que a diferença se apresenta como elemento constitutivo, irrompe com a possibilidade de fixar conteúdos e centralizar conhecimentos, atuando como a abertura a alteridade e não como um obstáculo a ser superado. Em uma perspectiva discursiva, compreendemos a impossibilidade de representar “a diferença” de uma vez por todas em um currículo único constituído como “parte diversificada”, assim como da impossibilidade de plenitude de um currículo que cristalize os interesses e demandas dos povos do campo em um currículo da “diferença”. Ambas as tentativas, estariam inscritas na universalização do conhecimento e na minimização dos processos de diferimento, cristalizando identidades e as formas de existir dos sujeitos. Por fim, defendemos currículos mais democráticos, que dialoguem com a pluralidade dos sujeitos, reconheçam a precariedade que nos constitui, desconstruindo as formas como as normas intentam sob a precarização da nossa existência (Macedo, 2017). A negociação com a alteridade é essencial para significar a educação do campo, pois evidenciou-se como construção contingente, marcada pela impossibilidade de fixar um sentido único e um currículo homogêneo. A tese conclui que a educação do campo permanece como uma aspiração normativa, sempre perturbada pela différance, evidenciando a abertura contínua à pluralidade e ao por vir.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDisputas Discursivaspt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectPolíticas curricularespt_BR
dc.subjectDifférancept_BR
dc.titleA Educação do campo como discurso em disputa nas políticas curriculares: articulações, diferenças e a (im)possibilidade da fixação de sentidos no currículopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8758497061682072pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis addresses the discursive disputes within curricular policies for rural schools, focusing on the meanings attributed to rural education in Brejo da Madre de Deus – PE. It analyzes demands, articulations, antagonisms, and hegemonies that shape the trajectory and negotiation of the right to rural education. The objective of this study is to understand how rural education has been signified in curricular policies and curricula for rural schools in the municipality of Brejo da Madre de Deus – PE. The discourse theory of Laclau and Mouffe and notions of Derridean deconstruction were adopted as privileged frameworks in this thesis, articulated with the studies of Lopes and Macedo to translate this perspective to the field of curriculum. The reinterpretation of language undertaken here informs the conception of curricular policies as texts, discourses, and practices produced in articulated contexts, permeated by power relations and hegemonic struggles over meaning and control. The theoretical-strategic approach used to design the research emerged from attempts to sketch methodological traces for the constitution of the corpus. The documentary corpus comprising the curricular policies for rural education in the municipality was accessed through key educational policies for rural education, such as the PME (2015), LDB (1996), national guidelines for rural schools (Brasil, 2002; 2008; 2010), and the Pernambuco State Curriculum (2009). The contingent results of the research revealed that rural education lacks a fixed or complete meaning, being constituted through discursive articulations, negotiations of meaning, and translation processes, thus producing contingent significations within the analyzed curricular policies. As a discursive formation, rural education emerges as a field of disputes where hegemonies and differences intertwine in the production of curricular meanings. These processes are marked by the tension between centralizing norms and the struggle to value local specificities, demonstrating that difference is a constitutive element. It disrupts the possibility of fixing content and centralizing knowledge, acting as an opening to alterity rather than as an obstacle to overcome. From a discursive perspective, the study highlights the impossibility of fully representing “difference” in a single curriculum conceived as a “diversified part,” as well as the impossibility of a curriculum fully embodying the interests and demands of rural communities in a “curriculum of difference.” Both attempts would be inscribed in the universalization of knowledge and the minimization of processes of différance, crystallizing identities and forms of existence. Finally, the thesis advocates for more democratic curricula that engage with the plurality of subjects, recognize the precariousness that constitutes us, and deconstruct how norms tend to perpetuate the precarization of our existence (Macedo, 2017). Negotiation with alterity is essential for signifying rural education, as it is revealed to be a contingent construction, marked by the impossibility of fixing a single meaning or establishing a homogeneous curriculum. The thesis concludes that rural education remains a normative aspiration, constantly disrupted by différance, highlighting its continuous openness to plurality and the to come.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Jéssica Rochelly da Silva Ramos.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons