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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAES NETO, Pedro Pinheiro-
dc.contributor.authorSILVA, Sabrina Neves da-
dc.date.accessioned2025-04-16T13:39:23Z-
dc.date.available2025-04-16T13:39:23Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Sabrina Neves da. Efeito da atividade física nos sintomas de estresse de crianças com idade entre 08 a 12 anos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62354-
dc.description.abstractIntrodução: O aumento do sedentarismo infantil tem gerado impactos negativos na saúde, como obesidade e transtornos emocionais. A inatividade física está ligada ao aumento da ansiedade e depressão. A prática regular de atividades físicas, conforme recomendado pela OMS, ajuda a reduzir o estresse e traz benefícios físicos, emocionais e sociais. Este estudo investiga como a atividade física pode ser uma estratégia eficaz para combater o estresse e melhorar a saúde das crianças. Objetivo: Este estudo objetiva verificar o efeito de uma intervenção com atividades físicas regular e supervisionada nos níveis de atividade física e estresse em crianças de 08 a 12 anos de idade. Metodologia: Este estudo experimental de abordagem quantitativa foi realizado em Goiana com 120 crianças de 08 a 12 anos, divididas em dois grupos: 90 no grupo experimental (intervenção de 8 semanas com atividades lúdicas) e 30 no grupo controle (sem intervenção). A pesquisa utilizou o PAQ-C para avaliar a atividade física e o ESI para medir o estresse das crianças. A intervenção consistiu em atividades recreativas, como brincadeiras populares, recreação aquática e esportiva, com encontros de 2 horas, duas vezes por semana. A coleta de dados foi feita antes e depois da intervenção para comparar os resultados. Resultados: Após a intervenção, os grupos mostraram mudanças nos níveis de atividade física e estresse. O grupo Esportes teve a maior melhora na atividade física (p=0,005), enquanto o grupo Recreação apresentou a maior redução nos sintomas de estresse(p=0,001). A análise do tamanho do efeito indicou que o grupo Esportes teve um efeito grande na melhoria da atividade física e redução do estresse. O grupo Recreação teve um efeito médio na atividade física e muito pequeno no estresse, enquanto o grupo Natação teve um efeito médio na atividade física, mas muito pequeno no estresse. Conclusão: Após 8 semanas, os esportes aumentaram a atividade física, enquanto a recreação foi mais eficaz na redução do estresse. As intervenções mostraram benefícios para o bem-estar físico e emocional das crianças, destacando a importância de atividades físicas regulares em ambientes escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleEfeito da atividade física nos sintomas de estresse de crianças com idade entre 08 a 12 anospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRAMOS, Gilberto Vieira-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The increase in childhood sedentary behavior has led to negative health impacts, such as obesity and emotional disorders. Physical inactivity is linked to increased anxiety and depression. Regular physical activity, as recommended by the WHO, helps reduce stress and provides physical, emotional, and social benefits. This study investigates how physical activity can be an effective strategy to combat stress and improve children’s health. Objective: This study aims to assess the impact of a regular and supervised physical activity intervention on physical activity levels and stress in children aged 8 to 12 years. Methodology: This experimental study with a quantitative approach was conducted in Goiana with 120 children aged 8 to 12 years, divided into two groups: 90 in the experimental group (8-week intervention with playful activities) and 30 in the control group (no intervention). The study used the PAQ-C to assess physical activity and the ESI to measure stress in children. The intervention consisted of recreational activities such as traditional games, aquatic and sports recreation, with 2-hour meetings twice a week. Data collection was performed before and after the intervention to compare results. Results: After the intervention, both groups showed changes in physical activity levels and stress. The Sports group had the greatest improvement in physical activity (p=0.005), while the Recreation group showed the greatest reduction in stress symptoms (p=0.001). The effect size analysis indicated that the Sports group had a large effect on improving physical activity and reducing stress. The Recreation group had a medium effect on physical activity and a very small effect on stress, while the Swimming group had a medium effect on physical activity but a very small effect on stress. Conclusion: After 8 weeks, sports increased physical activity, while recreation was more effective in reducing stress. The interventions showed benefits for the physical and emotional well-being of children, highlighting the importance of regular physical activities in school environments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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