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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62377

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Anderson Gomes de-
dc.contributor.authorASSUNÇÃO, Bianca Johanny dos Santos Lima-
dc.date.accessioned2025-04-17T11:28:43Z-
dc.date.available2025-04-17T11:28:43Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Bianca Johanny Dos Santos Lima. Imagem do produto, imagem do local de origem e familiaridade: influências na intenção de compra do jeans de toritama-pe à luz da teoria da categorização. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62377-
dc.description.abstractA indústria têxtil do Brasil tem passado por diversas transformações ao longo dos anos, principalmente o polo situado no Agreste pernambucano. No tocante ao consumo de jeans, mais precisamente o Jeans de Toritama-PE, essas transformações também ocorrem no comportamento do consumidor e na forma como percebem e consomem o produto. Diante disso, a proposta deste estudo foi investigar os fatores que influenciam a intenção de compra do jeans de Toritama-PE pelos consumidores pernambucanos, com base na Teoria da Categorização, que explica como os produtos são mentalmente categorizados pelos consumidores. Para isso, buscou-se analisar como a familiaridade, a imagem do local de origem e a imagem do produto se relacionam com essa intenção de compra. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, com corte temporal transversal único. A população do estudo foi composta por consumidores pernambucanos, tendo o tamanho amostral sido de 501 participantes, selecionados por amostragem não-probabilística, utilizando a técnica de amostragem bola de neve. A coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado, dividido em seções que abordam as variáveis do estudo, características sociodemográficas, psicográficas e comportamentais. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais, e através da modelagem de equações estruturais, foi permitido testar as relações propostas no modelo teórico. As descobertas revelaram que o jeans de Toritama é percebido como típico, acessível, popular e da moda, e principalmente adquirido em lojas físicas. Embora o produto seja considerado típico, outros fatores são decisivos na formação da intenção de compra. A análise revelou uma causalidade entre a imagem do local de origem e imagem do produto, indicando que a percepção positiva do produto contribui diretamente para a valorização da cidade. A intenção de compra é influenciada de forma positiva pela imagem do local de origem, sendo intercedida de forma significativa pela imagem do produto. Diferenças de percepções também foram observadas entre regiões, faixas de renda e níveis de escolaridade. Conclui-se que as estratégias de marketing devem ser concentradas em valorizar a qualidade e autenticidade do jeans, assim como, promover a cidade como polo criativo e inovador, em busca de ampliar a competitividade no mercado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagem do produtopt_BR
dc.subjectImagem do local de origem do produtopt_BR
dc.subjectFamiliaridade com o produtopt_BR
dc.subjectTeoria da categorizaçãopt_BR
dc.subjectIntenção de comprapt_BR
dc.subjectJeans de Toritama-PEpt_BR
dc.titleImagem do produto, imagem do local de origem e familiaridade: influências na intenção de compra do jeans de toritama-pe à luz da teoria da categorizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9819236924649978pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0046828379483932pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian textile industry has undergone several transformations over the years, particularly in the hub located in the Agreste region of Pernambuco. Regarding jeans consumption, specifically Toritama-PE jeans, these transformations are also reflected in consumer behavior and how they perceive and consume the product. In this context, the purpose of this study was to investigate the factors that influence the purchase intention of Toritama-PE jeans among consumers in Pernambuco, based on the Categorization Theory, which explains how products are mentally categorized by consumers. To this end, the study aimed to analyze how familiarity, the image of the place of origin, and the product's image relate to purchase intention. The research adopted a quantitative, descriptive approach with a single cross-sectional design. The study population consisted of consumers from Pernambuco, with a sample size of 501 participants selected through non-probabilistic sampling using the snowball technique. Data collection was conducted through a structured questionnaire divided into sections addressing the study variables, as well as sociodemographic, psychographic, and behavioral characteristics. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics, and structural equation modeling was applied to test the proposed relationships in the theoretical model. The findings revealed that Toritama jeans are perceived as typical, accessible, popular, and fashionable, and are mainly purchased in physical stores. Although the product is considered typical, other factors are decisive in shaping purchase intention. The analysis identified a causal relationship between the image of the place of origin and the product's image, indicating that a positive perception of the product directly contributes to the city's valuation. Purchase intention is positively influenced by the image of the place of origin, significantly interceded by the product's image. Differences in perceptions were also observed across regions, income levels, and educational backgrounds. It is concluded that marketing strategies should focus on enhancing the quality and authenticity of the jeans while promoting the city as a creative and innovative hub to increase market competitiveness.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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