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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorABREU, Nelsio Rodrigues de-
dc.contributor.authorSILVA, Joelson Wellys Dias-
dc.date.accessioned2025-04-17T11:36:21Z-
dc.date.available2025-04-17T11:36:21Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSILVA. Joelson Wellys Dias. Feira de Caruaru: tradições e transformações - uma viagem histórica pela identidade e o consumo a partir dos trabalhadores feirantes. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62379-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi analisar como a identidade da Feira de Caruaru, e o consumo contido na mesma, se alteraram a partir da interpretação dos trabalhadores feirantes. Buscando compreender a influência dos significados atribuídos à identidade e o consumo através da construção das narrativas dos trabalhadores feirantes. Limitou-se a Cultura do Consumo, dentro de uma perspectiva do Sistema de Marketing o que nos permitiu compreender como a identidade e o consumo foram sendo modificados com o tempo. Optou-se pelo método da história oral temática, dentro da abordagem qualitativa, com a triangulação de dados, através das entrevistas com os trabalhadores feirantes, a observação participante e o diário de campo. Os resultados apontam que a Feira de Caruaru foi sendo construída no imaginário das pessoas, o que trouxe um caráter dinâmico a ela, estando diretamente ligado à diversidade dos itens comercializados e amplitude das transformações ocorridas nas últimas décadas, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo. Inicialmente sustentada por uma economia manufatureira, a Feira de Caruaru acompanha as mudanças do consumo e da economia globalizada, e passa por processo de adaptação. Nesse contexto, a Feira de Caruaru vai modificando sua identidade através do processo de construção social, no qual os significados são compartilhados socialmente, seja de maneira individual ou coletiva, onde esses grupos de indivíduos desempenham um papel específico, ou seja, uma função social que contribui para o desenvolvimento e a manutenção dela. A pesquisa contribui para pelo menos dois debates nos estudos de marketing: primeiro, a análise das transformações em sistemas de marketing, que permite compreender como os processos de globalização e mudanças sociais influenciam as práticas de consumo em espaços de varejo e suas identidades; segundo, a adaptação do varejo tradicional, representado pelas Feiras, às novas dinâmicas de mercado e demandas dos consumidores modernos como estratégia de subsistência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFeira de Caruarupt_BR
dc.subjectIdentidade e Consumopt_BR
dc.subjectCultura do Consumopt_BR
dc.subjectSistemas de Marketingpt_BR
dc.subjectHistória Oral Temáticapt_BR
dc.titleFeira de Caruaru: Tradições e Transformações - Uma Viagem Histórica Pela Identidade e o Consumo a Partir dos Trabalhadores Feirantespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4826688403699021pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2003104035949004pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the research was to analyze how the identity of the Feira de Caruaru and the consumption within it have changed based on the interpretation of market workers. It aimed to understand the influence of the meanings attributed to identity and consumption through the construction of the narratives of these workers. The study focused on Consumer Culture within a Marketing System perspective, allowing us to understand how identity and consumption have evolved over time. Thematic oral history was chosen as the method, within a qualitative approach, using data triangulation through interviews with market workers, participant observation, and a field journal. The results indicate that the Feira de Caruaru has been constructed in the public imagination, giving it a dynamic character directly linked to the diversity of goods sold and the extensive transformations of recent decades, reflecting shifts in consumption habits. Initially supported by a manufacturing-based economy, the Feira de Caruaru has adapted over time to changes in consumption and the globalized economy, undergoing an ongoing process of transformation. In this context, the Feira de Caruaru shapes its identity through a social construction process in which meanings are socially shared, either individually or collectively. These groups of individuals play a specific role, that is, a social function that contributes to its development and preservation. The research contributes to at least two key debates within marketing studies: first, the historical analysis of transformations within system marketing, which sheds light on how globalization processes and social changes influence consumption practices and identities in retail spaces; and second, the adaptation of traditional retail, as exemplified by fairs, to new market dynamics and modern consumer demands as a strategy for survival.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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