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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62380
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Título: | A didática da história no bioma caatinga : uma abordagem cultural das práticas ambientais, alimentares e medicinais de uso dos cactos e das bromélias no ensino de história em Boqueirão - PB (2002-2023) |
Autor(es): | SILVA, José Carlos |
Palavras-chave: | Didática; História; Cultura; Ensino; Caatinga |
Data do documento: | 13-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, José Carlos. A didática da história no bioma caatinga: uma abordagem cultural das práticas ambientais, alimentares e medicinais de uso dos cactos e das bromélias no ensino de história em boqueirão-pb (2002-2023). 2024. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar as memórias da comunidade escolar (estudantes, professores, diretores, pais, mães, avós etc.) da rede municipal de ensino de Boqueirão-PB sobre as práticas ambientais, alimentares e medicinais provenientes do uso dos cactos e das bromélias no campo de investigação do ensino de história. Problematizamos como essas práticas fizeram parte das experiências desses sujeitos e como a escola, por meio do ensino de história, pode contribuir para a formação da Consciência Histórica (Rüsen, 2006; 2012; 2015) sobre o Semiárido brasileiro. Este trabalho argumenta que o estudo dessas memórias colabora para a segurança e a diversidade alimentar de forma sustentável, contribui para a compreensão dos usos das propriedades medicinais das plantas da Caatinga e combate as mudanças climáticas. Além disso, desnaturaliza no ambiente escolar, pelo ensino de história, o discurso que associa as práticas de uso dos cactos e das bromélias à fome, à miséria, à pobreza e ao exótico (Castro, 1959; 1984; Moura, 1970; Cascudo, 1983; Revista Veja, 1983; 1998; Programa MasterChef Brasil, 2022; Programa Mais Você, 2023). Para termos acesso a essas memórias (Candau, 2019; Nora, 1996), usamos a História Oral (Alberti, 2004; 2019) e, como metodologia, utilizamos a cartografia sentimental (Rolnik, 2016; Guattari e Rolnik, 1996) para ler os documentos. Pautados em Certeau (1982; 2019; 2023), construímos uma história do cotidiano, dando destaque às sensibilidades (Pesavento, 2007; 2008) e aos afetos (Espinosa, 2009) presentes nas experiências (Larrosa, 2019) ambientais, alimentares e medicinais da comunidade escolar de Boqueirão sobre os usos dos cactos e das bromélias. Ao término das análises, constatamos que essas práticas, além de problematizarem o sistema atual de produção de alimentos (devastação ambiental, agrotóxicos, fertilizantes, conservantes, hormônios entre outros), podem ser uma alternativa para a diversidade e para a segurança alimentar de forma saudável e servir como aporte para futuras pesquisas, principalmente na área das Ciências Humanas, em especial, no campo da história das práticas de cura. Portanto, o estudo cultural e histórico das memórias sobre o bioma Caatinga, especificamente sobre o uso dos cactos e das bromélias no ensino de história no ambiente escolar (por meio de entrevista, receitas, cartazes, poesias, palestras, histórias em quadrinhos, contação de histórias, oficinas e aula de campo), leva o estudante a formar sua consciência histórica sobre o Semiárido e, consequentemente, a amenizar os problemas socioambientais (efeito estufa, desmatamento, queimadas, enchentes, fome, doenças etc.) que prejudicam a natureza e a humanidade na contemporaneidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62380 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - História |
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