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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62385

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Renata Maria Toscano Barreto Lyra-
dc.contributor.authorCOSTA, Layse Pereira da-
dc.date.accessioned2025-04-17T13:43:11Z-
dc.date.available2025-04-17T13:43:11Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Layse Pereira da. Uso do tiktok e funções executivas frias e quentes em adolescentes. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62385-
dc.description.abstractA adolescência constitui um período crítico para o desenvolvimento das Funções Executivas (FEs), tornando relevante o estudo de comportamentos que possam influenciar negativamente o controle cognitivo. No Brasil, o TikTok destaca-se como uma das plataformas de mídia social mais populares entre adolescentes, caracterizando-se por um sistema de personalização que promove engajamento contínuo, reforça estratégias disfuncionais de enfrentamento, prejudica a atenção sustentada e estimula respostas emocionais impulsivas. Entretanto, a literatura sobre a influência dessa plataforma no funcionamento executivo de adolescentes é escassa. Diante disso, o presente estudo buscou investigar as relações entre o comportamento de uso do TikTok e o funcionamento executivo "frio" e "quente" na adolescência. A pesquisa envolveu 182 participantes com idades entre 11 e 19 anos e foi estruturada em dois estudos. O Estudo 1 consistiu na adaptação e validação da Escala Bergen de Adicção ao TikTok (EBAT) para o contexto brasileiro. Foram realizadas análises para verificar as propriedades psicométricas e a precisão da medida, cujos resultados corroboraram as expectativas teóricas. O Estudo 2 examinou, por meio de análises correlacionais e comparativas entre grupos, a relação entre diferentes padrões de uso do TikTok e déficits nas dimensões "frias" e "quentes" das FEs. Os achados indicaram que o uso problemático do TikTok está associado a maior sensibilidade a estímulos emocionalmente significativos, dificuldades na memória de trabalho e problemas de saúde mental. Embora o estudo apresente limitações amostrais, os resultados fornecem subsídios importantes para uma compreensão mais aprofundada dos riscos potenciais do uso desregulado de plataformas digitais durante um período crítico do desenvolvimento neurocognitivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunção Executivapt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.titleUso do tiktok e funções executivas frias e quentes em adolescentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBUENO, José Maurício Haas-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7755303075976723pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9587883167446945pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxAdolescence is a critical period for the development of Executive Functions (EFs), then it's relevant to study behaviors that can influence improvements in cognitive control. In Brazil, TikTok stands out as one of the most popular social media platforms among adolescents, characterized by a personalization system that promotes continuous engagement, reinforces dysfunctional coping strategies, impairs sustained attention and impulsive emotional responses. However, the literature on the influence of this platform on adolescents' executive functioning is limited. Thus, the present study sought to investigate the relationships between TikTok usage behavior and “cold” and “hot” executive functioning in adolescence. The research involved 182 participants aged between 11 and 19 years and was structured in two studies. Study 1 consisted of the adaptation and validation of the Bergen TikTok Addiction Scale (BAT) for the Brazilian context. Analyses were performed to verify the psychometric properties and accuracy of the measure, the results of which corroborated theoretical expectations. Study 2 examined, through correlational and comparative analyses between groups, the relationship between different patterns of TikTok use and deficits in the “cold” and “hot” dimensions of EFs. The findings indicated that problematic TikTok use is associated with increased sensitivity to significant emotional stimuli, difficulties in working memory, and mental health problems. Although the study has sample limitations, the results provide important insights for a deeper understanding of the potential risks of dysregulated use of digital platforms during a critical period of neurocognitive development.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234468186786568pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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