Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62409

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI NETO, Rafael-
dc.contributor.authorROCHA, Nathan Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-04-17T15:56:37Z-
dc.date.available2025-04-17T15:56:37Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.date.submitted2025-02-25-
dc.identifier.citationROCHA, Nathan Pinheiro. Desenvolvimento de uma planta didática baseada em cubesat. 2025. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62409-
dc.description.abstractDevido à evasão dos cursos de engenharia, motivada pelas escolhas de metodologias de ensino onde os alunos não são protagonistas e de disciplinas puramente teóricas, têm-se desenvolvido novas metodologias para reverter a diminuição no números de graduandos em engenharia. Uma solução para esse problema é na utilização de metodologias ativas de aprendizagem, onde o aluno toma as rédeas de sua educação e possui disciplinas nas quais deve propor soluções a problemas, resolver projetos ou realizar questionários antes das aulas. Especificamente no ensino de sistemas de controle, o ensino frequentemente se restringe a disciplinas puramente teóricas, onde projetam-se controladores, desenvolvem-se sistemas em malha fechada, mas somente em âmbito matemático ou ambiente de simulação. Com intuito de levar metodologias ativas ao ensino de sistemas de controle, este trabalho se baseia na metodologia de project based learning (PjBL), que consiste em ofertar aos alunos um projeto que eles devem desenvolver, atendendo requisitos de execução, confiabilidade e tempo. No contexto de sistemas de controle, pode-se utilizar plantas didáticas, que são sistemas controláveis projetados para uso em sala de aula, onde estudantes aplicam as teorias de sistemas de controle em processos físicos. Portanto, este trabalho é sobre o desenvolvimento de uma planta didática baseada em tecnologia CubeSat, um nanossatélite. Os alunos são responsáveis por desenvolver o projeto de um controlador de apontamento para o satélite, seguindo as características da metodologia PjBL. Assim, desenvolveu-se uma estrutura de suporte que permite a livre rotação em um eixo de um CubeSat, composto por: uma estrutura física do satélite modelado em software 3D e confeccionado por impressora 3D; uma placa eletrônica que contém sensor, atuador e microcontrolador; um firmware que realiza operação de malha aberta, malha fechada e uma interface homem-máquina (IHM) que se comunica via bluetooth através de um aplicativo para celulares. Após a montagem de todo o sistema, obteve-se o correto funcionamento da planta didática, sendo possível realizar a sua operação em malha aberta, determinando um valor de giro e obtendo a posição angular do satélite, e a operação em malha fechada, onde determina-se um ângulo de apontamento e o satélite aponta nessa direção continuamente. Além disso, foi possível determinar a modelagem matemática da planta, comprovando que é possível determinar diferentes controladores para esta planta, atendendo a diferentes requisitos.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanta didáticapt_BR
dc.subjectSistemas de controlept_BR
dc.subjectCubeSatpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma planta didática baseada em cubesatpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAVALCANTE JUNIOR, Valdemar Moreira-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0686917335916439pt_BR
dc.description.abstractxDue to the drop in engineering enrollments, caused by teaching methodologies where students are not the main protagonists and courses are purely theoretical, new approa ches have been developed to reverse the decline in engineering graduates. One solution to this problem is the adoption of active learning methodologies, where students take charge of their education and engage in disciplines where they propose solutions to problems, work on projects, or complete quizzes before classes. Specifically in the field of control systems education, teaching often remains confined to purely theoretical subjects invol ving controller design and closed-loop systems, typically in mathematical or simulation environments. In order to integrate active methodologies into control systems education, this study adopts the Project Based Learning (PjBL) methodology. PjBL involves assig ning students a project they must develop, meeting criteria such as execution, reliability, and time constraints. To facilitate this, didactic plants are used as controllable systems designed for classroom use, where students apply control system theories to physical processes. Thus, this project focuses on developing a didactic plant based on CubeSat technology, a nanosatellite, where students are tasked with developing a pointing controller for the satellite, following the characteristics of PjBL. Consequently, a supporting structure allowing free rotation along one axis of a CubeSat was developed, a physical satellite structure was modeled using 3D software and fabricated via 3D printing. An electronic board containing sensors, actuators, and a microcontroller was desgined, along with firmware enabling open-loop and closed-loop operations, and a human-machine inter face (HMI) communicating via Bluetooth. After assembling the entire system, successful operation of the didactic plant was achieved. This included open-loop operation, determining a rotation value and obtaining the satellite’s angular position, as well as closed-loop operation, where a pointing angle is set and the satellite continuously aligns in that direction. Furthermore, mathematical modeling of the plant was performed, demonstrating the ability to determine different controllers to meet various requirements.pt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6199360947162946pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_CubeSat_compressed.pdf3,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons