Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62415
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Paulo André da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Cassandra Maria dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T18:15:36Z | - |
dc.date.available | 2025-04-17T18:15:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cassandra Maria dos. Impactos e práticas pedagógicas do uso de smartphones no ensino superior. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62415 | - |
dc.description.abstract | A era digital tem transformado significativamente o ensino superior, tornando o uso de smartphones uma prática cada vez mais frequente. Este trabalho investigou os impactos e as práticas pedagógicas associadas ao uso do smartphone no ensino superior, analisando tanto seus benefícios quanto suas limitações. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, explorando abordagens que evidenciaram a importância dos smartphones como ferramentas educacionais. Os resultados indicam que, quando utilizados estrategicamente, esses dispositivos podem favorecer a aprendizagem ativa, ampliar o acesso a conteúdos digitais e facilitar a comunicação entre professores e alunos. Porém, desafios como distrações, desigualdade no acesso à tecnologia e problemas de saúde associados ao uso excessivo foram identificados. Dessa forma, se conclui que apesar das limitações, o uso pedagógico dos smartphones pode ser otimizado por meio de metodologias inovadoras e políticas institucionais que promovam sua utilização responsável e igualitária. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Impactos e práticas pedagógicas do uso de smartphones no ensino superior | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0199118791276993 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The digital era has significantly transformed higher education, making the use of smartphones an increasingly common practice. This work investigated the impacts and pedagogical practices associated with smartphone use in higher education, analyzing both its benefits and limitations. The research was conducted through a literature review, exploring approaches that highlighted the importance of smartphones as educational tools. The results indicate that, when used strategically, these devices can promote active learning, expand access to digital content, and facilitate communication between teachers and students. However, challenges such as distractions, inequality in access to technology, and health issues associated with excessive use were identified. Thus, it is concluded that despite the limitations, the pedagogical use of smartphones can be optimized through innovative methodologies and institutional policies that promote responsible and equitable usage. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Cassandra Santos.pdf | 474,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons