Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62415

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorSANTOS, Cassandra Maria dos-
dc.date.accessioned2025-04-17T18:15:36Z-
dc.date.available2025-04-17T18:15:36Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Cassandra Maria dos. Impactos e práticas pedagógicas do uso de smartphones no ensino superior. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62415-
dc.description.abstractA era digital tem transformado significativamente o ensino superior, tornando o uso de smartphones uma prática cada vez mais frequente. Este trabalho investigou os impactos e as práticas pedagógicas associadas ao uso do smartphone no ensino superior, analisando tanto seus benefícios quanto suas limitações. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, explorando abordagens que evidenciaram a importância dos smartphones como ferramentas educacionais. Os resultados indicam que, quando utilizados estrategicamente, esses dispositivos podem favorecer a aprendizagem ativa, ampliar o acesso a conteúdos digitais e facilitar a comunicação entre professores e alunos. Porém, desafios como distrações, desigualdade no acesso à tecnologia e problemas de saúde associados ao uso excessivo foram identificados. Dessa forma, se conclui que apesar das limitações, o uso pedagógico dos smartphones pode ser otimizado por meio de metodologias inovadoras e políticas institucionais que promovam sua utilização responsável e igualitária.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleImpactos e práticas pedagógicas do uso de smartphones no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199118791276993pt_BR
dc.description.abstractxThe digital era has significantly transformed higher education, making the use of smartphones an increasingly common practice. This work investigated the impacts and pedagogical practices associated with smartphone use in higher education, analyzing both its benefits and limitations. The research was conducted through a literature review, exploring approaches that highlighted the importance of smartphones as educational tools. The results indicate that, when used strategically, these devices can promote active learning, expand access to digital content, and facilitate communication between teachers and students. However, challenges such as distractions, inequality in access to technology, and health issues associated with excessive use were identified. Thus, it is concluded that despite the limitations, the pedagogical use of smartphones can be optimized through innovative methodologies and institutional policies that promote responsible and equitable usage.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Cassandra Santos.pdf474,98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons