Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62467

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Cristiano Coelho de-
dc.contributor.authorBARBOSA NETO, Alvaro Magnum-
dc.date.accessioned2025-04-22T22:03:37Z-
dc.date.available2025-04-22T22:03:37Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationBARBOSA NETO, Alvaro Magnum. Tomada de decisão orientada à motivação na aprendizagem para inovação em equipes multidisciplinares. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62467-
dc.description.abstractDurante a aprendizagem de inovação, estudantes trabalhando em equipes precisam to- mar muitas decisões que são inerentes e essenciais aos processos e projetos. No entanto, essas escolhas podem causar desmotivação e desengajamento (D&D), impactando negati- vamente a equipe. Este trabalho foi pioneiro em identificar as principais causas de D&D na Educação para Inovação (EI). Decisões com baixas expectativas de execução, pouco valorizadas e bastante custosas são fontes primárias de efeitos prejudiciais à aprendizagem e ao time, como atrasos, sobrecarga, notas baixas, resultados insatisfatórios e desistências. Para entender melhor o problema, propor e testar uma solução, foram realizados estudos experimentais com 239 alunos de uma Universidade Federal e um Instituto Federal. Fer- ramentas como o EVC (Expectancy-Value-Cost), o AMS (Academic Motivation Scale), o SDI (Self-Determination Index) e o SCEQ (Student Course Engagement Questionnaire) foram usadas para medir a motivação e o engajamento. As conversas das equipes foram analisadas através de uma ferramenta de NLP (Natural Language Processing) e entre- vistas semiestruturadas foram conduzidas durante a execução dos projetos, sempre com foco no problema e na solução. O Kappa de Fleiss foi usado para medir a concordância entre os alunos, enquanto o coeficiente de correlação de Pearson avaliou a relação entre os resultados encontrados. Os achados estão em consonância com várias teorias, incluindo a Teoria da Autodeterminação, a Teoria do Conflito da Tomada de Decisão e a Teoria do Engajamento do Aluno. O modelo MO-DM (Motivation-Oriented Decision-Making) foi proposto como solução. Com ele, é possível identificar como os níveis de motivação e engajamento dos estudantes serão impactados a cada decisão, tanto positiva quanto ne- gativamente. Uma decisão de projeto de software como, por exemplo, “Qual linguagem de programação será utilizada?”, passa a ser vista sob uma nova perspectiva: Qual linguagem de programação trará mais impactos positivos na motivação e no engajamento da equipe? Essa visão promove melhores debates e propicia escolhas que considerem, também, es- ses aspectos. Antecipar desmotivações e desengajamentos permite monitorar e assistir os estudantes mais impactados. Uma ferramenta pública e de código aberto (código, site) foi criada para implementar o modelo, com vídeos de apresentação disponíveis (antigo, novo). A utilização do MO-DM aumentou a motivação e o engajamento dos estudantes em 9,07% e a motivação intrínseca em 15,59%. O modelo obteve índice de aprovação de 88,62%, com 82,95% de concordância entre os alunos, e um Kappa de Fleiss médio de 0,71. Além disso, houve uma forte correlação entre motivação, engajamento e desempenho, com coeficientes de correlação de Pearson superiores a 0,92. Os dados indicam a solidez e a não aleatoriedade dos resultados. O MO-DM tem o potencial de ser aplicado em contextos de trabalho colaborativo, tomada de decisão e preocupação com motivação e engajamento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotivação/Desmotivaçãopt_BR
dc.subjectEngajamento/Desengajamentopt_BR
dc.subjectEducação para Inovaçãopt_BR
dc.subjectMO-DMpt_BR
dc.subjectMotivation-Oriented Decision-Makingpt_BR
dc.subjectEVCpt_BR
dc.titleTomada de decisão orientada à motivação na aprendizagem para inovação em equipes multidisciplinarespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5506910449097209pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9638500605562489pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxDuring innovation learning, students working in teams need to make many decisions that are inherent and essential to processes and projects. However, these choices can cause demotivation and disengagement (D&D), negatively impacting the team. This work pi- oneered the identification of the main causes of D&D in Education for Innovation (EI). Decisions with low execution expectations, little value, and high costs are primary sources of detrimental effects on learning and the team, such as delays, overload, low grades, un- satisfactory results, and dropouts. To better understand the problem, propose, and test a solution, experimental studies were conducted with 239 students from a Federal University and a Federal Institute. Tools like EVC (Expectancy-Value-Cost), AMS (Academic Moti- vation Scale), SDI (Self-Determination Index), and SCEQ (Student Course Engagement Questionnaire) were used to measure motivation and engagement. Team conversations were analyzed using an NLP (Natural Language Processing) tool, and semi-structured interviews were conducted during project execution, always focusing on the problem and solution. Fleiss’ Kappa was used to measure agreement among students, while Pearson’s correlation coefficient evaluated the relationship between the results found. The findings are consistent with several theories, including Self-Determination Theory, Conflict-Theory Model of Decision-Making, and Student Engagement Theory. The MO-DM (Motivation- Oriented Decision-Making) model was proposed as a solution. With it, it is possible to identify how students’ motivation and engagement levels will be impacted by each deci- sion, both positively and negatively. A software project decision like, for example, “Which programming language will be used?” is seen from a new perspective: Which programming language will bring more positive impacts on the team’s motivation and engagement? This view promotes better debates and encourages choices that also consider these aspects. Anticipating demotivation and disengagement allows monitoring and assisting the most impacted students. A public and open-source tool (code, site) was created to implement the model, with presentation videos available (old, new). The use of MO-DM increased students’ motivation and engagement by 9.07% and intrinsic motivation by 15.59%. The model achieved an approval rating of 88.62%, with 82.95% agreement among the stu- dents and an average Fleiss’ Kappa of 0.71. Additionally, there was a strong correlation between motivation, engagement, and performance, with Pearson correlation coefficients above 0.92. The data indicate the solidity and non-randomness of the results. MO-DM has the potential to be applied in contexts of collaborative work, decision-making, and concern with motivation and engagement.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Alvaro Magnum Barbosa Neto.pdf86,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons