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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62471

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNETO, Rafael Cavalcanti-
dc.contributor.authorSILVA, Alexandre Einstein Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-04-23T12:04:59Z-
dc.date.available2025-04-23T12:04:59Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Einstein Ferreira da. Integração de software para teste e validação de funções veiculares em ambiente HIL. 2025. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62471-
dc.description.abstractA crescente complexidade de sistemas embarcados veiculares exige métodos de validação rigorosos para garantir seu funcionamento seguro e eficiente. O Hardware-in-the-Loop (HIL) é uma abordagem amplamente utilizada na indústria automotiva, permitindo a simulação e teste de algoritmos de controle em tempo real sem a necessidade de um veículo físico. Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia HIL para a validação de funções veiculares, utilizando um modelo de motor a combustão interna (Internal Combustion Engine – ICE) no software Provetech:TA, com análise de variáveis realizada no CANalyzer. O uso do HIL possibilitou a avaliação detalhada do desempenho de algoritmos de funções veiculares sob diferentes condições operacionais, permitindo a replicação de cenários complexos e a análise de respostas do sistema em tempo real. Os resultados demonstraram a confiabilidade da metodologia empregada, evidenciando que a abordagem HIL proporciona um ambiente seguro e eficiente para o desenvolvimento e validação de software automotivo, reduzindo custos e riscos associados a testes em veículos reais.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHardware-in-the-Looppt_BR
dc.subjectValidação de softwarept_BR
dc.subjectSimulação em tempo realpt_BR
dc.subjectCANalyzerpt_BR
dc.subjectProvetech:TApt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.titleIntegração de software para teste e validação de funções veiculares em ambiente HILpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAVALCANTE JUNIOR, Valdemar Moreira-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0686917335916439pt_BR
dc.description.abstractxThe increasing complexity of vehicular embedded systems requires rigorous validation methods to ensure their safe and efficient operation. Hardware-in-the-Loop (HIL) is an approach widely used in the automotive industry, allowing control algorithms to be simulated and tested in real time without the need for a physical vehicle. This work presents the application of the HIL methodology for validating vehicle functions, using an internal combustion engine (ICE) model in Provetech:TA software, with variable analysis carried out in CANalyzer. The use of HIL enabled detailed performance evaluation of vehicle function algorithms under different operating conditions, allowing complex scenarios to be replicated and system responses to be analyzed in real time. The results demonstrated the reliability of the methodology employed, showing that the HIL approach provides a safe and efficient environment for the development and validation of automotive software, reducing the costs and risks associated with testing on real vehicles.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6199360947162946pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Elétrica

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