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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62484
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Título: | O aumento das publicações acerca do programa de residência pedagógica com enfoque na área do conhecimento da educação física escolar e a importância da residência pedagógica na formação acadêmica de alunos de licenciatura |
Autor(es): | SOUZA, Ghabryell Roberto Rocha de |
Palavras-chave: | Residência pedagógica; Educação física; Formação de professores; Prática docente |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Citação: | SOUZA, Ghabryell Roberto Rocha de. O aumento das publicações acerca do programa de residência pedagógica com enfoque na área do conhecimento da educação física escolar e a importância da residência pedagógica na formação acadêmica de alunos de licenciatura. 2025. 52 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo analisar as produções publicadas sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) com ênfase em Educação Física escolar no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) e seu impacto na formação docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de estado da arte, com base nos Anais do CONEDU (edições VI a IX, 2020–2024), utilizando como filtro apresentações em posters e os descritores "Residência Pedagógica" e "Educação Física". Os resultados evidenciaram que o PRP ganhou relevância progressiva no período analisado, destacando-se como um espaço de experimentação e reflexão pedagógica, contribuindo para a formação de professores mais preparados para as demandas contemporâneas. Entre as principais contribuições, destacam-se: a vivência prática nas escolas, que permite que os residentes desenvolvam metodologias próprias contextualizadas e atualizadas para a utilização em suas práticas pedagógicas; o fomento à produção científica e participação em eventos como o CONEDU; e por fim o aumento do profissionalismo dos graduandos, que atuam de forma mais integrada à comunidade escolar em comparação ao estágio curricular tradicional. No entanto, nem tudo são flores, pois a falta de editais específicos para Educação Física, a dificuldade em conciliar teoria e prática, a carência de escolas parceiras e a qualificação dos preceptores ainda são obstáculos. Mesmo assim, os relatos mostram que os residentes saem mais confiantes e preparados, levando para as salas de aula um olhar menos técnico e mais humano. Conclui-se que o PRP representa um avanço na formação docente, mas requer ajustes para consolidar-se como política efetiva. Sugere-se, para pesquisas futuras, a investigação dos impactos de longo prazo do programa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62484 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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