Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62484

Compartilhe esta página

Título: O aumento das publicações acerca do programa de residência pedagógica com enfoque na área do conhecimento da educação física escolar e a importância da residência pedagógica na formação acadêmica de alunos de licenciatura
Autor(es): SOUZA, Ghabryell Roberto Rocha de
Palavras-chave: Residência pedagógica; Educação física; Formação de professores; Prática docente
Data do documento: 31-Mar-2025
Citação: SOUZA, Ghabryell Roberto Rocha de. O aumento das publicações acerca do programa de residência pedagógica com enfoque na área do conhecimento da educação física escolar e a importância da residência pedagógica na formação acadêmica de alunos de licenciatura. 2025. 52 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar as produções publicadas sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) com ênfase em Educação Física escolar no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) e seu impacto na formação docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de estado da arte, com base nos Anais do CONEDU (edições VI a IX, 2020–2024), utilizando como filtro apresentações em posters e os descritores "Residência Pedagógica" e "Educação Física". Os resultados evidenciaram que o PRP ganhou relevância progressiva no período analisado, destacando-se como um espaço de experimentação e reflexão pedagógica, contribuindo para a formação de professores mais preparados para as demandas contemporâneas. Entre as principais contribuições, destacam-se: a vivência prática nas escolas, que permite que os residentes desenvolvam metodologias próprias contextualizadas e atualizadas para a utilização em suas práticas pedagógicas; o fomento à produção científica e participação em eventos como o CONEDU; e por fim o aumento do profissionalismo dos graduandos, que atuam de forma mais integrada à comunidade escolar em comparação ao estágio curricular tradicional. No entanto, nem tudo são flores, pois a falta de editais específicos para Educação Física, a dificuldade em conciliar teoria e prática, a carência de escolas parceiras e a qualificação dos preceptores ainda são obstáculos. Mesmo assim, os relatos mostram que os residentes saem mais confiantes e preparados, levando para as salas de aula um olhar menos técnico e mais humano. Conclui-se que o PRP representa um avanço na formação docente, mas requer ajustes para consolidar-se como política efetiva. Sugere-se, para pesquisas futuras, a investigação dos impactos de longo prazo do programa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62484
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GHABRYELL PRONTO E COM FICHA CORRIGIDO DE NOVO PARA O ATTENA_organized.pdf
  Item embargado até 2026-04-23
514,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons