Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62510

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorLINO, Niéliton Januario-
dc.date.accessioned2025-04-23T17:22:37Z-
dc.date.available2025-04-23T17:22:37Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationLINO, Niéliton Januario. Uma reflexão sobre a formação em ciências de professores polivalentes: um olhar sobre a educação de Riacho das Almas - PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62510-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem como objetivo geral aprofundar a compreensão sobre a formação inicial em Ciências da Natureza dos professores polivalentes da rede municipal de ensino, com um enfoque específico na realidade educacional do município de Riacho das Almas, localizado no agreste do estado de Pernambuco. Além disso, busca-se refletir sobre como esses professores percebem seu processo histórico de formação e sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, pretende-se investigar as estratégias de formação inicial em Ciências da Natureza oferecidas aos professores polivalentes, compreendendo os conteúdos abordados, as metodologias utilizadas e a articulação entre teoria e prática. Também se almeja compreender como esses professores percebem seu próprio processo formativo, considerando suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais. Para isso, foram realizadas 7 entrevistas com docentes polivalentes atuantes no município, com diferentes experiências formativas e tempos de sala de aula, e a abordagem metodológica para analisar os dados foi a Análise Textual Discursiva. A pesquisa buscou analisar a maneira como esses professores polivalentes compreendem a sua formação inicial e como atuam no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração suas práticas pedagógicas, as dificuldades enfrentadas e as estratégias adotadas para o ensino das Ciências da Natureza. Foram exploradas as percepções desses profissionais sobre a importância do Ensino de Ciências nessa etapa escolar e como eles se posicionam diante dos desafios específicos desse contexto. Os resultados destacam o papel de políticas públicas que ampliam o acesso e garantam a permanência dos estudantes nos cursos de formação docente, sobretudo em regiões interiorizadas. Evidenciam, ainda, a importância de um olhar atento às condições reais em que se desenvolvem o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza, destacando o papel estratégico da formação inicial e continuada de professores polivalentes frente aos desafios do cotidiano escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores polivalentespt_BR
dc.subjectRiacho das Almaspt_BR
dc.titleUma reflexão sobre a formação em ciências de professores polivalentes : um olhar sobre a educação de Riacho das Almas - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6632905153006471pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this master's dissertation is to deepen the understanding of the initial training in Natural Sciences of versatile teachers in the municipal education system, with a specific focus on the educational reality of the municipality of Riacho das Almas, located in the backlands of the state of Pernambuco. In addition, it seeks to reflect on how these teachers perceive their historical training process and their performance in the initial years of Elementary School. In this sense, it intends to investigate the initial training strategies in Natural Sciences offered to versatile teachers, understanding the contents covered, the methodologies used and the articulation between theory and practice. It also aims to understand how these teachers perceive their own training process, considering their personal, academic and professional experiences. For this, 7 interviews were conducted with versatile teachers working in the municipality, with different training experiences and classroom times, and the methodological approach to analyze the data was Discursive Textual Analysis. The research sought to analyze how these multi-skilled teachers understand their initial training and how they act in the context of the initial years of Elementary School, taking into account their pedagogical practices, the difficulties faced and the strategies adopted for teaching Natural Sciences. The perceptions of these professionals about the importance of Science Teaching at this school stage were explored, as well as how they position themselves in the face of the specific challenges of this context. The results highlight the role of public policies that expand access and ensure the permanence of students in teacher training courses, especially in inland regions. They also highlight the importance of a close look at the real conditions in which the teaching and learning of Natural Sciences takes place, highlighting the strategic role of the initial and continuing training of multi-skilled teachers in the face of the challenges of everyday school life.pt_BR
dc.description.abstractxEl objetivo general de esta tesis de maestría es profundizar la comprensión de la formación inicial en Ciencias Naturales de profesores polivalentes de la red educativa municipal, con enfoque específico en la realidad educativa del municipio de Riacho das Almas, ubicado en el interior del estado de Pernambuco. Además, buscamos reflexionar sobre cómo estos docentes perciben su proceso histórico de formación y su desempeño en los primeros años de la Escuela Primaria. En este sentido, nos proponemos investigar las estrategias de formación inicial en Ciencias Naturales que se ofrecen a docentes polivalentes, comprendiendo los contenidos abordados, las metodologías utilizadas y la articulación entre teoría y práctica. Se pretende también comprender cómo estos docentes perciben su propio proceso de formación, considerando sus experiencias personales, académicas y profesionales. Para ello se realizaron 7 entrevistas a docentes polivalentes que laboran en el municipio, con diferentes experiencias de formación y tiempo de aula, y el enfoque metodológico para analizar los datos fue el Análisis Textual Discursivo. La investigación buscó analizar la manera en que estos docentes polivalentes entienden su formación inicial y cómo actúan en el contexto de los primeros años de la Escuela Primaria, teniendo en cuenta sus prácticas pedagógicas, las dificultades enfrentadas y las estrategias adoptadas para la enseñanza de las Ciencias Naturales. Se exploraron las percepciones de estos profesionales sobre la importancia de la Enseñanza de las Ciencias en esta etapa escolar y cómo se posicionan frente a los desafíos específicos de este contexto. Los resultados resaltan el papel de las políticas públicas que amplían el acceso y garantizan la retención de estudiantes en los cursos de formación docente, especialmente en las regiones del interior. También resaltan la importancia de prestar atención a las condiciones reales en las que se desarrolla la enseñanza y el aprendizaje de las Ciencias Naturales, destacando el papel estratégico de la formación inicial y continuada de docentes polivalentes ante los desafíos del día a día escolar.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Niéliton Januario Lino.pdf1,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons