Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62528

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIANA, Kilma da Silva Lima-
dc.contributor.authorVITORINO, Wilk Felipe-
dc.date.accessioned2025-04-23T21:54:00Z-
dc.date.available2025-04-23T21:54:00Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationVITORINO, Wilk Felipe. Processos avaliativos no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62528-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou responder à seguinte inquietação: Como são vivenciados os processos avaliativos no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio e quais as suas relações com as Gerações da Avaliação? Diante disso, teve o objetivo geral de “Analisar as relações existentes entre os processos avaliativos vivenciados no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio e as Gerações da Avaliação” e os seguintes objetivos específicos: (i) Mapear publicações que apresentem discussões acerca da Avaliação no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio; (ii) Identificar os principais aspectos da avaliação considerados no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médio; (iii) Relacionar os aspectos considerados no processo avaliativo às características das Gerações da Avaliação; (iv) Analisar as perspectivas avaliativas identificadas de acordo com as Gerações da Avaliação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se deu a partir das três etapas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e seus dados foram analisados a partir do aporte teórico das Gerações da Avaliação (Guba; Lincoln, 1989). Ao final da pesquisa, observamos que a Avaliação no Ensino de Biologia apresenta perspectivas conservadoras da Avaliação, referentes à Primeira e Segunda Gerações da Avaliação. Mas também foram encontradas, em algumas publicações analisadas, perspectivas mais emergentes de Terceira ou até de Quarta Geração. Observamos, porém, que os principais desafios para a vivência de uma Avaliação mais inovadora são: a formação dos professores em Avaliação, pois se sentem inseguros em experimentais novas perspectivas, sem conhecimento aprofundado e as condições estruturais da escola como o grande número de estudantes em sala de aula, o tempo pedagógico restrito para o desenvolvimento de atividades diversificadas e o sistema avaliativo que impõe práticas avaliativas conservadoras com foco na quantificação e verificação da aprendizagem dos estudantes. Espera-se contribuir na discussão acerca do processo avaliativo nas disciplinas de Biologia e Química do Ensino Médio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGerações da avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleProcessos avaliativos no Ensino de Biologia e Química do Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3048489530272490pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9895116285470551pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to address the following question: How are assessment processes experienced in High School Biology and Chemistry teaching, and what are their relationships with the Generations of Evaluation? Accordingly, the general objective was "To analyze the relationships between the assessment processes experienced in High School Biology and Chemistry teaching and the Generations of Evaluation," alongside the following specific objectives: (i) To map publications that discuss assessment in High School Biology and Chemistry teaching; (ii) To identify the main aspects of assessment considered in High School Biology and Chemistry teaching; (iii) To relate the aspects considered in the assessment process to the characteristics of the Generations of Evaluation; (iv) To analyze the identified assessment perspectives according to the Generations of Evaluation. To achieve these goals, a bibliographic study of an applied nature and qualitative approach was conducted. Data collection was organized following the three stages of Content Analysis (Bardin, 2016), and the data were analyzed based on the theoretical framework of the Generations of Evaluation (Guba; Lincoln, 1989). At the conclusion of the research, it was observed that assessment in Biology teaching predominantly exhibits conservative perspectives, associated with the First and Second Generations of Evaluation. However, some analyzed publications also revealed more emerging perspectives from the Third or even Fourth Generation. It was noted, however, that the main challenges to adopting a more innovative approach to assessment include: teachers' training in assessment, as they often feel insecure about experimenting with new perspectives due to a lack of in-depth knowledge; and the structural conditions of schools, such as large class sizes, limited instructional time for developing diverse activities, and the assessment system, which enforces conservative practices focused on quantifying and verifying student learning. This research aims to contribute to the discussion on the assessment process in High School Biology and Chemistry teaching.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wilk Felipe Vitorino.pdf1,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons