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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62559
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Anita Aline de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Valeria Nepomuceno Teles de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T15:08:25Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T15:08:25Z | - |
dc.date.issued | 2007-10-15 | - |
dc.identifier.citation | Mendonça, Valeria Nepomuceno Teles de. A avaliação do Processo de Implementação do Programa Sentinela na Cidade do Recife. Recife : UFPE, 2007. Tese | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62559 | - |
dc.description.abstract | O Programa Sentinela foi criado pelo governo federal em 2000, no âmbito da política de assistência social, tendo por meta o atendimento multiprofissional, especializado para crianças e adolescentes, seus familiares e autores de violência sexual. A pesquisa teve por objetivo avaliar o processo de implementação do Programa Sentinela na cidade do Recife, identificando as dimensões que interferem diretamente no processo de implementação. Além disso, foram consideradas no estudo as condições conjunturais e as condições institucionais do município, as estratégias de implementação que são definidas pelos gestores municipais e a influência dos diferentes atores envolvidos com o Serviço Sentinela para consecução dos seus objetivos e metas. Devido à abrangência e a complexidade, do nosso objeto de estudo, além da sua atualidade e a necessidade de trabalhar um número grande de informações, optou-se por realizar um Estudo de Caso, estabelecendo como marco temporal da pesquisa o período compreendido entre o ano de 2002 e o ano de 2006. O estudo entende a violência contra a criança e o adolescente enquanto expressão da questão social e discute as estratégias de enfrentamento dessa violência a partir da construção do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil (2000) e da implantação do Programa Sentinela, no mesmo ano. A avaliação é defendida como parte constitutiva do processo de planejamento social no ciclo de vida dos programas sociais e reconhecida como um momento permanente do ciclo da gestão de qualquer programa, projeto ou serviço, na gestão pública. Com essa perspectiva, a pesquisa discorre sobre o Programa Sentinela em Recife, sobre os antecedentes que dão origem ao Sentinela no município, a justificativa oficial para implantá-lo, os objetivos oficiais e o redesenho da operacionalização que o Programa sofre. Trabalhou-se diretamente com a equipe do Programa Sentinela Recife e com várias fontes de evidências, documentos nacionais sobre o Sentinela e documentos locais, registros, entrevistas, observação direta e grupo focal. Ao final, o estudo aponta para o fato do Programa Sentinela Recife ter sido implantado em um contexto de forças políticas que se confrontaram no interior da própria prefeitura e formataram o desenho de sua implementação. Ficou evidenciada carência de diagnóstico para o desenvolvimento das ações, de recursos técnicos, humanos e materiais, interagindo contraditoriamente com uma equipe técnica comprometida com a qualidade dos resultados das ações do Programa e os impactos junto as crianças, adolescentes e suas famílias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Violência sexual contra crianças e adolescentes; | pt_BR |
dc.subject | Política de Assistência Social | pt_BR |
dc.subject | Programa Sentinela | pt_BR |
dc.title | A avaliação do Processo de Implementação do Programa Sentinela na Cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7770001696976724 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | Falecida | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Programa Sentinela was created by the federal government in 2000, inside the social assistance policy, with the goal to have professionals ffom different areas, specialized in kids and teenagers, their family and sexual offenders. The research had by goal to analyze the implementation process of the Programa Sentinela in Recife, identifying what directly interferes in the process. Besides that, were considered in the study the cyclical and institutional conditions ofthe city, the implementation strategies and the influence ofthe different people involved with the Serviço Sentinela to reach the goals. Because ofthe complexity of our object ofstudy, besides its relevance and the need to work with a big number ofinformation, we chose to do a case study, setting as the timeframe 2002-2006. The study considers violence agaínst kids and teenagers as expression ofthe social situation and discusses the strategies to combat this violence from the creation of the Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual lnfanto-Juvenil (2000) and the implementation of the Programa Sentinela (in the same year). The analysis is protected as part ofthe social planning process ofthe life cycle of the social programs and recognized as a permanent moment of the management cycle of any program, project or Service, in the public management. With that perspective, the research discusses about the Programa Sentinela in Recife, about the background that origin the Sentinela in the city, the official reason to implement, the official goals and the redesign ofoperations that the Program suffers. There was work directly with the Programa Sentinela Recife team and many evidences sources, national documents about the Sentinela, local documents, records, mterviews, and observation. At the end, the study points to the fact that the Programa Sentinela Recife was implemented in a context of confronted politics forces inside the local city hall, and it has formatted the design of its implementation. There were evidenced lacks of diagnostics for the development of the actions, of technical resources, human and materiais, contradictorily interacting with a technical team compromised with the quality of actions results of the Programa and the impacts with the kids, teenagers and their family. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Serviço Social |
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