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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62586
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAURENDON, Candy Estelle Marques | - |
dc.contributor.author | SILVA, Genilda Karla Nobre da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T20:58:54Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T20:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Genilda Karla Nobre da. Concepções de estudantes e professores sobre educação financeira e seus diferentes contextos. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62586 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar as concepções de estudantes e professores acerca da Educação Financeira (EF) e seus possíveis usos e/ou funções em diferentes contextos. Partindo dos estudos que investigam a relação entre a matemática escolar e a matemática do cotidiano, e considerando a recente obrigatoriedade do ensino escolar da Educação Financeira, questionou-se a relação entre a sua aplicação em ambiente extraescolar e o ensino desta no contexto escolar. Além de pautas sobre consumo e finanças, a Educação Financeira deve incluir discussões acerca de tópicos como dignidade humana, salário-mínimo, trabalho, questões ambientais, endividamento e marketing. Para além de sua visão como consumidor, a Educação Financeira Escolar percebe o estudante enquanto cidadão em aprendizagem, propondo uma reflexão sobre os elementos relacionados ao consumo consciente, tomada de decisão e sustentabilidade. Como parte importante do processo de desenvolvimento do sujeito, a concepção se forma a partir de suas experiências e influencia suas ações diante de diversos contextos, inclusive na forma de ensinar do professor e na aprendizagem por parte do estudante. Para investigar as concepções sobre educação financeira, foram selecionados 30 estudantes e 30 professores dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da Região Metropolitana do Recife. O instrumento metodológico adotado foi a entrevista semiestruturada, partindo de uma pergunta-chave: “para que serve a educação financeira?”, além de outras perguntas adicionais, em particular “o que é educação financeira escolar?”, direcionada apenas aos docentes. Após a classificação das respostas em quatro tipos - Tipo 1 - usos extraescolares, Tipo 2 - usos acadêmicos e/ou profissionais, Tipo 3 - formação cidadã e o bem-estar individual, a análise quantitativa revelou que os dois grupos associavam de forma mais frequente a Educação Financeira aos usos extraescolares. Uma análise qualitativa mais detalhada apresentou os contextos aos quais os participantes associavam esta temática, quais sejam acadêmico, profissional, de transação comercial, doméstico e público. Mais frequentemente, os estudantes a relacionam ao dinheiro, ao passo que os professores a entendem, também, como possibilidade de transformação de vida. No que tange à pergunta “o que é Educação Financeira Escolar?”, a maioria dos professores entrevistados respondeu que ela deve abordar questões cotidianas dentro da sala de aula, não reconhecendo as diferenças entre esta e a Educação Financeira. Concluiu-se que, no escopo limitado de participantes, os professores e estudantes atribuem um caráter mais utilitarista à Educação Financeira, associando ao seu contexto extraescolar, ainda que os docentes saibam reconhecer este campo como necessário para favorecer uma vida financeira mais estável para seus estudantes. Destaca-se, por fim, a importância de integrar estes conhecimentos de forma transversal na formação dos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Concepção | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Usos e funções | pt_BR |
dc.subject | Escolar | pt_BR |
dc.subject | Extraescolar | pt_BR |
dc.title | Concepções de estudantes e professores sobre educação financeira e seus diferentes contextos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LAUTERT, Sintria Labres | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7054065410080769 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6050113733387823 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | O presente trabalho tem por objetivo investigar as concepções de estudantes e professores acerca da Educação Financeira (EF) e seus possíveis usos e/ou funções em diferentes contextos. Partindo dos estudos que investigam a relação entre a matemática escolar e a matemática do cotidiano, e considerando a recente obrigatoriedade do ensino escolar da Educação Financeira, questionou-se a relação entre a sua aplicação em ambiente extraescolar e o ensino desta no contexto escolar. Além de pautas sobre consumo e finanças, a Educação Financeira deve incluir discussões acerca de tópicos como dignidade humana, salário-mínimo, trabalho, questões ambientais, endividamento e marketing. Para além de sua visão como consumidor, a Educação Financeira Escolar percebe o estudante enquanto cidadão em aprendizagem, propondo uma reflexão sobre os elementos relacionados ao consumo consciente, tomada de decisão e sustentabilidade. Como parte importante do processo de desenvolvimento do sujeito, a concepção se forma a partir de suas experiências e influencia suas ações diante de diversos contextos, inclusive na forma de ensinar do professor e na aprendizagem por parte do estudante. Para investigar as concepções sobre educação financeira, foram selecionados 30 estudantes e 30 professores dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da Região Metropolitana do Recife. O instrumento metodológico adotado foi a entrevista semiestruturada, partindo de uma pergunta-chave: “para que serve a educação financeira?”, além de outras perguntas adicionais, em particular “o que é educação financeira escolar?”, direcionada apenas aos docentes. Após a classificação das respostas em quatro tipos - Tipo 1 - usos extraescolares, Tipo 2 - usos acadêmicos e/ou profissionais, Tipo 3 - formação cidadã e o bem-estar individual, a análise quantitativa revelou que os dois grupos associavam de forma mais frequente a Educação Financeira aos usos extraescolares. Uma análise qualitativa mais detalhada apresentou os contextos aos quais os participantes associavam esta temática, quais sejam acadêmico, profissional, de transação comercial, doméstico e público. Mais frequentemente, os estudantes a relacionam ao dinheiro, ao passo que os professores a entendem, também, como possibilidade de transformação de vida. No que tange à pergunta “o que é Educação Financeira Escolar?”, a maioria dos professores entrevistados respondeu que ela deve abordar questões cotidianas dentro da sala de aula, não reconhecendo as diferenças entre esta e a Educação Financeira. Concluiu-se que, no escopo limitado de participantes, os professores e estudantes atribuem um caráter mais utilitarista à Educação Financeira, associando ao seu contexto extraescolar, ainda que os docentes saibam reconhecer este campo como necessário para favorecer uma vida financeira mais estável para seus estudantes. Destaca-se, por fim, a importância de integrar estes conhecimentos de forma transversal na formação dos professores. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1825422952986771 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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