Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62625
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Marcelo | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Thaís Leandro | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-25T19:07:34Z | - |
dc.date.available | 2025-04-25T19:07:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Thaís Leandro. Em nome do espírito obsceno: a influência do dispositivo pornográfico no cinema queer/cuir brasileiro contemporâneo. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62625 | - |
dc.description | COUTINHO, Marcelo, também é conhecido em citações bibliográficas como COUTINHO, Marcelo Farias. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, me proponho a compreender de que modo o dispositivo pornográfico se manifesta naquele cinema que é entendido como cinema queer. De tal forma, traço uma historiografia da relação desse dispositivo com a arte ao longo dos anos, a fim de demonstrar suas manifestações estéticas e a relação com a sociedade. Pretendo buscar a figura da/o artista pornógrafo/a, movido por um espírito obsceno, nos filmes aqui analisados, a saber: “A Rosa Azul de Novalis” (Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, 2018, Brasil), “Nova Dubai” (Gustavo Vinagre, 2014, Brasil) e “Vênus de Nyke” (André Antônio, 2021, Brasil). Disserto sobre as pesquisas dos estudos pornô para afirmar que certos autores, como Sade e Sacher-Masoch, não são meros pornógrafos, que escrevem pornografia, mas pornólogos — o que também é perceptível nos cineastas aqui trabalhados. Através das análises fílmicas, é possível traçar um caminho de identificar nos filmes, pertencentes ao cenário do cinema queer/cuir brasileiro contemporâneo, uma produção pedagógica dos desejos (SARMET; BALTAR, 2016) no corpo/sujeito espectador. A partir do uso de cenas extremas (que dialogam com uma estética grotesca, obscena), penso nesse diálogo dos diretores com seus espectadores como um convite a uma sensibilidade pornográfica, como mestres pornógrafos que são. Por fim, esta pesquisa pretende compreender como esse cenário recente vem subvertendo, através de seus filmes, uma pornogramática (GÍMENEZ, 2020) hegemônica e heteronormativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema queer | pt_BR |
dc.subject | Cuir | pt_BR |
dc.subject | Pornografia | pt_BR |
dc.subject | Pornologia | pt_BR |
dc.subject | Obsceno | pt_BR |
dc.title | Em nome do espírito obsceno : a influência do dispositivo pornográfico no cinema queer/cuir brasileiro contemporâneo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4401013607356503 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6084145430475487 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work, I set out to understand how the pornographic device manifests itself in cinema that is understood as queer cinema. In this way, I trace a historiography of the relationship between this device and art over the years, in order to demonstrate its aesthetic manifestations and its relationship with society. I intend to look for the figure of the pornographic artist, driven by an obscene spirit, in the films analyzed here: "A Rosa azul de Novalis" (Gustavo Vinagre and Rodrigo Carneiro, 2018, Brazil), "Nova Dubai" (Gustavo Vinagre, 2014, Brazil) and "Vênus de Nyke" (André Antônio, 2021, Brazil). I discuss the research of porn studies to affirm that certain authors, such as Sade and Sacher-Masoch, are not merely pornographers who write pornography, but pornologists - which is also noticeable in the filmmakers discussed here. Through the film analysis, it is possible to trace a path of identifying in the films, which belong to the contemporary Brazilian queer/curious cinema scene, a pedagogical production of desires (SARMET; BALTAR, 2016) in the spectator's body/subject. Through the use of extreme scenes (which dialog with a grotesque, obscene aesthetic), I think of the directors' dialog with their viewers as an invitation to a pornographic sensibility, as the master pornographers they are. Finally, this research aims to understand how this recent scene has been subverting, through its films, a hegemonic and heteronormative pornogrammar (GÍMENEZ, 2020). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thaís Leandro Cavalcanti.pdf | 8,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons