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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62639

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Michelle Figueiredo-
dc.contributor.authorMELO, Rubia Rayane Pereira de-
dc.date.accessioned2025-04-28T11:27:22Z-
dc.date.available2025-04-28T11:27:22Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-25-
dc.identifier.citationMELO, Rubia Rayane Pereira de. Seletividade alimentar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): estratégias de intervenção. 2025. 110 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Núcleo de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, Pernambuco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62639-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta características específicas, tais como: dificuldade na interação social, comunicação, e comportamentos repetitivos e estereotipados, sintomas que surgem antes dos 2 anos de idade sendo possível o diagnóstico adequado para um bom prognóstico do indivíduo. Dentre as dificuldades mais presentes encontradas no TEA está relacionada a seletividade alimentar, problemática que leva a uma diminuição do repertório alimentar, trazendo consequências negativas ao crescimento e desenvolvimento da criança, sendo necessário a abordagem de terapia alimentar para atenuação dessa problemática. O presente estudo teve como objetivo utilizar a terapia alimentar como estratégia para a redução da seletividade alimentar em crianças com TEA. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo partiu do recrutamento de 6 crianças com idade entre 3 e 10 anos com diagnóstico de TEA, com quadro de seletividade alimentar severa e acompanhados pelo Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI) através do projeto de extensão “Cuida Autismo”. Após seleção das crianças, foram programadas estratégias individualizadas com 10 sessões de terapia alimentar, de acordo com a necessidade e grau de seletividade alimentar de cada uma. Além da seletividade alimentar, foi observado que as crianças apresentaram dificuldades em habilidades distintas, tais como: comunicação, imitação, seguir ordens, comportamento intraverbal, emparelhamento, tato, atividades de vida diária, comportamentos inapropriados, apresentando dificuldade no momento das refeições, acompanhados de comportamentos de irritação, choro e recusa alimentar (especialmente de parte significativas de grupos alimentares, tais como legumes, vegetais, leguminosas e proteínas). Apesar das dificuldades encontradas, ao final do estudo, foi possível observar a evolução satisfatória dos pacientes, evidenciando a importância de intervenções para atenuação da seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da terapia alimentar. Palavras-chave: transtorno do espectro autista; seletividade alimentar; terapia alimentar.pt_BR
dc.format.extent110 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSeletividade Alimentarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTerapia Alimentarpt_BR
dc.titleSeletividade alimentar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): estratégias de intervençãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5956652784394247pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5033169458147279pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is characterized as a disorder that affects neurodevelopment through specific characteristics, such as: difficulty in development, social interaction, communication, and repetitive and stereotyped behaviors, symptoms that appear before 2 years of age, allowing for an adequate diagnosis for a good prognosis for the individual. Among the most common difficulties found in ASD is related to food selectivity, a problem that leads to a decrease in the food repertoire, bringing negative consequences to the child's growth and development, requiring a feeding therapy approach to mitigate this problem. The present study aimed to use feeding therapy as a strategy to reduce food selectivity in children with autism spectrum disorder. The methodology used to achieve this objective was based on the recruitment of 6 children aged between 3 and 10 years old diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), with food selectivity and monitored by the Specialized Center for Multidisciplinary Care for Children and Adolescents (CEAMI) through the extension project “Cuida Autismo”. After selecting the children, individualized strategies were planned with 10 sessions of food therapy, according to the need and degree of food selectivity of each one. In addition to food selectivity, it was observed that the children presented difficulties in different skills, such as: communication, imitation, following orders, intraverbal behavior, pairing, touch, activities of daily living, inappropriate behaviors, presenting difficulty during mealtimes, accompanied by behaviors of irritation, crying and refusal to eat, especially of significant portions of food groups, such as vegetables, legumes and proteins. Despite the difficulties encountered, at the end of the study, it was possible to observe the satisfactory evolution of the patients for the time used in the intervention, highlighting the importance of applying interventions to attenuate food selectivity in children with Autism Spectrum Disorder (ASD) through feeding therapy. Keywords: autism spectrum disorder; food selectivity; feeding therapypt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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TCC Rubia Rayane Pereira de Melo (1).pdf
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