Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62671

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Kátia Medeiros de-
dc.contributor.authorSILVA, Cristina Rejane Feitosa-
dc.date.accessioned2025-04-28T17:21:37Z-
dc.date.available2025-04-28T17:21:37Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Cristina Rejane Feitosa. O gesto criativo: a materialidade na criação do design de moda cearense. 2024.Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62671-
dc.description.abstractEsta pesquisa reflete sobre o processo criativo do designer de moda e sua relação com a materialidade, procurando investigar suas influências e condicionantes. Para isso, foi feito um recorte de campo da cidade de Fortaleza, Ceará, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo de designers de moda com ampla e reconhecida atuação no mercado, entre pioneiros fundadores deste campo e novos profissionais, dedicados à produção de moda autoral. Essas entrevistas permitiram uma compreensão dos contextos, práticas e dinâmicas envolvidas na criação da moda autoral cearense. Foram entrevistados os estilistas Almerinda Maria, Mark Greiner, Lindebergue Fernandes, Ivanildo Nunes, David Lee e Marina Bitu, cujos relatos permitiram uma compreensão aprofundada dos contextos, práticas e dinâmicas envolvidas na criação da moda autoral cearense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise de conteúdo temática de Laurence Bardin (2016) para interpretação dos dados. Para fundamentar a compreensão dos processos criativos, foi adotada a teoria das perspectivas de sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi, a qual postula que a criatividade não ocorre de forma isolada no indivíduo, mas emerge da interação entre o indivíduo, o domínio (conjunto de conhecimentos culturais e técnicos) e o campo (comunidade que valida o trabalho criativo), entre outros autores que trataram de criação em moda, cultura e materialidades. Assim, também foram realizadas entrevistas com atores do campo que chancelam as criações, como jornalistas e críticos de desfiles. Os achados apontam para a ideia de que a criatividade não surge apenas da inspiração de um indivíduo, mas de uma rede envolvendo vários atores e processos. Além disso, permite observar que a materialidade deve ser estudada não apenas como um recurso técnico, mas como um elemento que ganha significado na relação entre o designer, seu contexto cultural e social e as práticas criativas validadas no campo da moda.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectModa autoralpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectMihaly Csikszentmihalypt_BR
dc.subjectEstilistas do Cearápt_BR
dc.titleO gesto criativo : a materialidade na criação do design de moda cearensept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIDELA, Ana Neuza Botelho-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4094745115203706pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5152362661566613pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research reflects on the creative process of fashion designers and their relationship with materiality, investigating their influences and conditioning factors. A field study was carried out in Fortaleza, Ceará, with semi-structured interviews conducted with fashion designers of recognized experience, including pioneering founders and new professionals dedicated to original fashion. The interviewed designers were Almerinda Maria, Mark Greiner, Lindebergue Fernandes, Ivanildo Nunes, David Lee, and Marina Bitu, whose contributions enabled a deeper understanding of the contexts, practices, and dynamics of authorial fashion in Ceará. This qualitative research uses thematic content analysis by Bardin (2016). To support the understanding of creative processes, Mihaly Csikszentmihalyi’s Systems Theory was adopted, which postulates that creativity emerges from the interaction between the individual, the domain (cultural and technical knowledge), and the field (community that validates creative work), along with other authors on fashion, culture, and materiality. Interviews were also conducted with field stakeholders such as journalists and fashion show critics. Findings indicate that creativity arises not only from individual inspiration, but from a network of actors and processes. Materiality, in turn, gains meaning through the designer’s relationship with cultural and social context and field- validated creative practices.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9953377417798117pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Cristina Rejane Feitosa Silva.pdf8,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons