Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62674

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Victor Hugo Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-28T18:06:37Z-
dc.date.available2025-04-28T18:06:37Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Victor Hugo Barbosa da Silva. A cis-heteronormatividade e a marginalização da comunidade LGBTQIA+: território e sentidos em disputas (re)produzidos por docentes de EREM´s em Caruaru/PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62674-
dc.description.abstractA pesquisa em tela tem por objetivo compreender os sentidos em disputas (re)produzidos, via enunciados, nos discursos sobre territórios cis-heteronormativos por docentes de EREMs em Caruaru/PE. De forma mais específica: a) Identificar os sentidos (re)produzidos nos discursos de docentes sobre territórios cis-heteronormativos nas referidas EREMs; b) Elencar os sentidos nos discursos de docentes sobre territórios que promovam a diversidade sexual nas EREMs. Para dar sustentação ao nosso objeto de estudo, temos como aporte teórico a Teoria da Performatividade, utilizada para tensionar, problematizar, desestabilizar e desconstruir as concepções universalistas e ontológicas como um atributo do ser e seus sentidos engendrados pela heterossexualidade compulsória e ou normativa. A Teoria da Performatividade em interseção com a dimensão territorial e seus aspectos simbólicos e suas relações de poder, revelou como uma gramática de gênero influencia para a construção dos territórios cis-heteronormativos e das territorialidades LGBTQIA+ e como esses, podem, ambivalentemente, reforçarem ou subverterem essa normatividade que materializam a racionalidade neoliberal e neoconservadora. Metodologicamente, este estudo se ampara numa abordagem qualitativa na busca para apreender das relações de poder vivenciadas no território escolar com uma incursão no campo, utilizando-se de técnicas para coletas de dados a entrevista semiestruturada. Para realizar as análises e as sistematizações dos dados da pesquisa, apoiamo-nos na metodologia de análise do discurso de inspiração foucaultiana para perceber os mútuos condicionamentos das práticas discursivas, não-discursivas, formações discursivas e enunciados que foram materializados no território escolar. Tivemos como público-alvo professores e professoras da educação básica no território escolar em duas Escolas de Referências em Ensino Médio (EREM’s) no município de Caruaru-PE. Sob esse viés analítico, os resultados apontaram que houve disputas de sentidos nos discursos (re)produzidos pelos/as docentes, que materializavam a matriz cis-heterossexista por meio de formações discursivas religiosas fundamentalistas, morais e neoconservadoras. Esses discursos negavam identidades plurais e heterodissidentes, impulsionados por grupos que se opõem às políticas de reconhecimento, deixando evidente a ausência das temáticas de gênero e sexualidades no Currículo de Pernambuco, como também na formação inicial e continuada de professores/as. Ao mesmo tempo, essas disputas se tornaram ainda mais evidentes ao refletirmos sobre como uma educação inclusiva, plural e democrática poderia ser construída a partir da diversidade sexual, da equidade de gênero e do respeito e aprendizado com travestis e pessoas transgênero, configurando territórios de resistência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEREM'spt_BR
dc.subjectCis-heteronormatividadept_BR
dc.titleA cis-heteronormatividade e a marginalização da comunidade LGBTQIA+ : território e sentidos em disputas (re)produzidos por docentes de EREM´s em Caruaru/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5361333154189141pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe research at hand aims to understand the contested meanings (re)produced, through statements, in discourses about cis-heteronormative territories by teachers of EREMs in Caruaru/PE. More specifically, it seeks to: a) Identify the meanings (re)produced in teachers’ discourses about cis-heteronormative territories in the aforementioned EREMs; b) List the meanings in teachers’ discourses about territories that promote sexual diversity in EREMs. To support our object of study, we draw on the Theory of Performativity, which is used to challenge, problematize, destabilize, and deconstruct universalist and ontological conceptions as attributes of being and their meanings engendered by compulsory and/or normative heterosexuality. The Theory of Performativity, in intersection with the territorial dimension, its symbolic aspects, and its power relations, revealed how a gender grammar influences the construction of cis-heteronormative territories and LGBTQIA+ territorialities, and how these, ambivalently, can either reinforce or subvert this normativity that materializes neoliberal and neoconservative rationality. Methodologically, this study is based on a qualitative approach in an attempt to grasp the power relations experienced in the school territory through fieldwork, employing data collection techniques such as semi- structured interviews. To conduct the analysis and systematization of the research data, we rely on the discourse analysis methodology inspired by Foucault, aiming to understand the mutual conditioning of discursive and non-discursive practices, discursive formations, and statements materialized in the school territory. Our target audience consisted of teachers in basic education within the school territory of two Reference High Schools (EREMs) in the municipality of Caruaru-PE. Under this analytical perspective, the results indicated that there were contested meanings in the discourses (re)produced by the teachers, which materialized the cis-heterosexist matrix through fundamentalist religious, moral, and neoconservative discursive formations. These discourses denied plural and heterodissident identities, driven by groups opposing recognition policies, making evident the absence of gender and sexuality themes in the Pernambuco Curriculum, as well as in the initial and continuing training of teachers. At the same time, these disputes became even more evident when reflecting on how an inclusive, plural, and democratic education could be built based on sexual diversity, gender equity, and respect for and learning from travestis and transgender people, shaping territories of resistance.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Victor Hugo Barbosa da Silva Oliveira.PDF1,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons