Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62697

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorASSUNÇÃO, Matheus Yann Muniz da-
dc.date.accessioned2025-04-28T21:08:10Z-
dc.date.available2025-04-28T21:08:10Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Matheus Yann Muniz da. O ensino em Tomás de Aquino como consequência de sua doutrina filosófica e teológica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62697-
dc.description.abstractA partir do texto De magistro, depois de analisar alguns conceitos da doutrina de Santo Tomás de Aquino, e após fazer uma apresentação dos temas dos quatro artigos da referida obra, compreenderemos, especificamente, como o ensino é uma consequência de sua doutrina filosófica e teológica. Esperamos que com esse trabalho possamos propiciar uma compreensão mais ampla e profunda do que entendemos como uma filosofia da educação tomista, ainda que o próprio Aquinate não a tenha formulado nesses termos mais modernos. Assim, ao se estudar os princípios presentes no De magistro e as implicações oriundas dos mesmos, tornar-se-á explícito que tais princípios, embora sofram acidentalmente os condicionamentos próprios do contexto histórico e cultural do século XIII, oferecem luzes perenes que indicam caminhos de solução para alguns dos problemas educacionais atuais, especialmente quanto a má compreensão do papel do professor e do aluno, e a visão naturalista e fragmentada do ser humano.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTomás de Aquinopt_BR
dc.subjectDe magistropt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.titleO ensino em Tomás de Aquino como consequência de sua doutrina filosófica e teológicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Suzano de Aquino-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9671759233469164pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.description.abstractxBased on the text De magistro, after analyzing some concepts of the doctrine of Saint Thomas Aquinas, and after presenting the themes of the four articles of the aforementioned work, we will understand, specifically, how teaching is a consequence of his philosophical and theological doctrines. We hope that with this work we can provide a broader and deeper understanding of what we understand as a Thomistic philosophy of education, even though Aquinas himself did not formulate it in these more modern terms. Thus, by studying the principles present in De magistro and the implications arising from them, it will become clear that such principles, although accidentally subject to the conditionings of the historical and cultural context of the 13th century, offer perennial lights that indicate paths to solutions for some of the current educational problems, especially regarding the misunderstanding of the role of the teacher and the student, and the naturalistic and fragmented view of the human being.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-5717-0954pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Matheus Yann Muniz da Assunção.pdf942,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons