Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62748
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Alan Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T19:37:37Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T19:37:37Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Alan Soares. Dinâmicas comunicacionais da música gospel inclusiva: performance, produtos midiáticos e pesquisa de campo. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62748 | - |
dc.description.abstract | A Música Gospel Inclusiva (MGI) é a dissidência da produção musical, que pode ser produzida por artista e/ou banda LGBTQIAPN+ e que tenha na sua poética abordagem interseccional que atravesse questões de raça, gênero, sexualidade no escopo da música cristã. As dinâmicas comunicacionais presentes na performance, nos produtos midiáticos e na pesquisa de campo que são modulados pela MGI foram exequíveis na pesquisa exploratória a partir de um cruzamento de teorias e métodos oriundos do campo dos Estudos de Performance (artesania da escuta, roteiro performático e semblante midiático) com aportes etnográficos (observação de campo e entrevista) que ao acionar arquivos e repertórios agenciados pela religiosidade LGBTQIAPN+ demonstram os atravessamentos múltiplos vividos por esta comunidade. Os resultados encontrados atestam em canções de insatisfação, de ruptura e de libertação como categorias de MGI; uma igreja pop demarcada pelo consumo; o pajubá, o camp, o kikiki, o humor gospel, a sexualidade e a música pop como categorias que agrupam a presença operada através dos cristãos LGBTQIAPN+ no digital; e as igrejas inclusivas como ambiências de performance ao vivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música gospel inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Cultura pop | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Igreja inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa de campo | pt_BR |
dc.title | Dinâmicas comunicacionais da música gospel inclusiva : performance, produtos midiáticos e pesquisa de campo | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4783709291535935 ID Lattes: 4783709291535935 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Inclusive Gospel Music (IGM) is the dissidence of musical production, which can be produced by an LGBTQIAPN+ artist and/or band and which has an intersectional poetic approach that crosses issues of race, gender and sexuality within the scope of Christian music. The communication dynamics present in the performance, in the media products and in the field research that are modulated by MGI were feasible in the exploratory research based on a cross-referencing of theories and methods from the field of Performance Studies (artisanship of listening, performative script and media semblance) with ethnographic contributions (field observation and interviews) that, by activating archives and repertoires that are acted on by LGBTQIAPN+ religiosity, demonstrate the multiple crossings experienced by this community. The results show songs of dissatisfaction, rupture and liberation as MGI categories; a pop church demarcated by consumption; pajubá, camp, kikiki, gospel humor, sexuality and pop music as categories that group together the presence operated through LGBTQIAPN+ Christians in the digital world; and inclusive churches as live performance environments. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Alan Soares Bezerra.pdf | 14,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons