Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62748

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorBEZERRA, Alan Soares-
dc.date.accessioned2025-04-29T19:37:37Z-
dc.date.available2025-04-29T19:37:37Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationBEZERRA, Alan Soares. Dinâmicas comunicacionais da música gospel inclusiva: performance, produtos midiáticos e pesquisa de campo. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62748-
dc.description.abstractA Música Gospel Inclusiva (MGI) é a dissidência da produção musical, que pode ser produzida por artista e/ou banda LGBTQIAPN+ e que tenha na sua poética abordagem interseccional que atravesse questões de raça, gênero, sexualidade no escopo da música cristã. As dinâmicas comunicacionais presentes na performance, nos produtos midiáticos e na pesquisa de campo que são modulados pela MGI foram exequíveis na pesquisa exploratória a partir de um cruzamento de teorias e métodos oriundos do campo dos Estudos de Performance (artesania da escuta, roteiro performático e semblante midiático) com aportes etnográficos (observação de campo e entrevista) que ao acionar arquivos e repertórios agenciados pela religiosidade LGBTQIAPN+ demonstram os atravessamentos múltiplos vividos por esta comunidade. Os resultados encontrados atestam em canções de insatisfação, de ruptura e de libertação como categorias de MGI; uma igreja pop demarcada pelo consumo; o pajubá, o camp, o kikiki, o humor gospel, a sexualidade e a música pop como categorias que agrupam a presença operada através dos cristãos LGBTQIAPN+ no digital; e as igrejas inclusivas como ambiências de performance ao vivo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica gospel inclusivapt_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIgreja inclusivapt_BR
dc.subjectPesquisa de campopt_BR
dc.titleDinâmicas comunicacionais da música gospel inclusiva : performance, produtos midiáticos e pesquisa de campopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4783709291535935 ID Lattes: 4783709291535935pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxInclusive Gospel Music (IGM) is the dissidence of musical production, which can be produced by an LGBTQIAPN+ artist and/or band and which has an intersectional poetic approach that crosses issues of race, gender and sexuality within the scope of Christian music. The communication dynamics present in the performance, in the media products and in the field research that are modulated by MGI were feasible in the exploratory research based on a cross-referencing of theories and methods from the field of Performance Studies (artisanship of listening, performative script and media semblance) with ethnographic contributions (field observation and interviews) that, by activating archives and repertoires that are acted on by LGBTQIAPN+ religiosity, demonstrate the multiple crossings experienced by this community. The results show songs of dissatisfaction, rupture and liberation as MGI categories; a pop church demarcated by consumption; pajubá, camp, kikiki, gospel humor, sexuality and pop music as categories that group together the presence operated through LGBTQIAPN+ Christians in the digital world; and inclusive churches as live performance environments.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Alan Soares Bezerra.pdf14,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons