Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62753

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorPONTES, Ellen Milena Batista-
dc.date.accessioned2025-04-29T20:10:39Z-
dc.date.available2025-04-29T20:10:39Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationPONTES, Ellen Milena Batista. Perspectiva deleuziana e a teoria dos signos: adentrando nos signos que permeiam o aprender matemático. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62753-
dc.description.abstractAprender Matemática não era e, ainda hoje, não é considerado algo simples de compreender devido aos discursos, crenças e pensamentos associados a esta disciplina, como a complexidade dos conteúdos, axiomas, cálculos, dentre outros. Porém, podem existir outros fatores externos que interferem nesse aprender matemático. Sabendo disso, essa pesquisa busca entender esses aspectos visíveis e não-visíveis no qual iremos cartografar alguns dos signos que permeiam o aprender, segundo a perspectiva da Teoria dos Signos de Deleuze na Filosofia da Diferença, que interferem no processo de aprender de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru. Visando responder a seguinte pergunta: Como os signos que permeiam o aprender matemática, segundo a perspectiva da Teoria dos Signos de Deleuze na Filosofia da Diferença, impactam o processo de aprender de licenciandos em Matemática? Utilizamos como modo de pesquisa a Cartografia das Subjetividades com uso de Questionário Online, Mapas Narrativos e Entrevista, no qual buscou-se descrever as linhas de forças apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Esta pesquisa baseia-se nos referenciais teóricos da Filosofia da Diferença, em particular a Teoria dos Signos. Os principais autores base para a pesquisa foram Deleuze (1988, 1990, 2003, 2005, 2018), Deleuze e Guattari (1995, 2010), Gallo (2008, 2012), Queiroz (2013,2014), Rolnik (1987, 1989), dentre outros autores que abordam a temática presente na pesquisa. Após a produção dos dados, descrição e sua interpretação, a pesquisa nos proporcionou observar o aprender matemático além dos seus conteúdos, das fórmulas matemáticas, cálculos e axiomas. Nos permitiu traçar rotas diferentes, que envolve a subjetividade dos estudantes, seus medos, suas decepções, suas motivações, suas limitações e suas potencialidades sobre os signos que perpassam o aprender matemática na universidade, no qual cada licenciando terá suas singularidades, interpretará e será impacto pelos signos de forma singular e única, mas ao mesmo tempo múltipla com possibilidade para rotas de fugas, devir.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSignospt_BR
dc.subjectAprenderpt_BR
dc.subjectCartografia das Subjetividadespt_BR
dc.subjectFilosofia da Diferençapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titlePerspectiva deleuziana e a teoria dos signos: adentrando nos signos que permeiam o aprender matemáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7131148085053899pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxLearning Mathematics was not and, even today, is not considered something simple to understand due to the discourses, beliefs and thoughts associated with this discipline, such as the complexity of the contents, axioms, calculations, among others. However, there may be other external factors that interfere in this mathematical learning. Knowing this, this research seeks to understand these visible and non-visible aspects in which we will map some of the signs that permeate learning, according to the perspective of Deleuze's Theory of Signs in the Philosophy of Difference, which interfere in the learning process of undergraduate students in Mathematics at the Federal University of Pernambuco - Caruaru Campus. Aiming to answer the following question: How do the signs that permeate learning mathematics, according to the perspective of Deleuze's Theory of Signs in the Philosophy of Difference, impact the learning process of undergraduate students in Mathematics? We used as a research mode the Cartography of Subjectivities with the use of Online Questionnaire, Narrative Maps and Interview, in which we sought to describe the lines of force presented by the research subjects. This research is based on the theoretical frameworks of the Philosophy of Difference, in particular the Theory of Signs. The main authors who supported the research were Deleuze (1988, 1990, 2003, 2005, 2018), Deleuze and Guattari (1995, 2010), Gallo (2008, 2012), Queiroz (2013, 2014), Rolnik (1987, 1989), among other authors who address the theme present in the research. After the production of data, description and its interpretation, the research allowed us to observe mathematical learning beyond its contents, mathematical formulas, calculations and axioms. It allowed us to trace different routes, which involve the subjectivity of students, their fears, their disappointments, their motivations, their limitations and their potential regarding the signs that permeate learning mathematics at university, in which each undergraduate will have their singularities, will interpret and will be impacted by the signs in a singular and unique way, but at the same time multiple with the possibility of escape routes, becomingpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ellen Milena Batista Pontes.PDF5,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons