Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonfim, Marco Antônio Lima do-
dc.contributor.authorAnselmo, João Felipe da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-30T15:04:11Z-
dc.date.available2025-04-30T15:04:11Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-04-23-
dc.identifier.citationANSELMO, João Felipe da Silva. Racionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rap. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Lic. Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768-
dc.description.abstractEsta monografia teve como objetivo geral analisar como os atos de fala do grupo de rap Racionais MC's constroem significados de raça e classe, performatizando identidades raciais de reexistência (Souza, 2009). Especificamente, discutimos o movimento hip-hop no Brasil como uma produção diaspórica e cosmopolita, investigamos as identidades raciais como construídas performaticamente nas práticas de linguagem do Grupo Racionais MC’s, e analisamos “se e como” os atos de fala performativos produzidos por esse Grupo de Rap contribuem para a promoção de práticas de reexistência ao racismo estrutural. Em termos de fundamentação teórica mobilizamos o campo da Pragmática Linguística a partir de Austin (1976), Wittgenstein (1989) Pinto (2002), Muniz (2016), Bonfim (2011, 2022), e o campo dos Estudos Raciais a partir dos saberes de intelectuais negros (as) como Abdias Nascimento (2016), Lélia Gonzalez (1982), Kabengele Munanga (2003), Nilma Gomes (2005) e Silvio Almeida (2019). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e documental. Nossa análise do corpus analisou os versos do rap “Negro Drama” como atos de fala performativos buscando responder à seguinte questão: de que maneira os atos de fala que definem os significados de raça e classe, produzidos pelo grupo Racionais MC’s, performatizam identidades raciais de reexistência ao racismo estrutural no Brasil? A investigação revelou três conclusões principais: a) “Negro Drama” funciona como um ato de fala performativo potente, ao denunciar o genocídio da população negra no país; b) resgata e ressignifica a memória histórica, convertendo-a em um instrumento de enfrentamento a esse genocídio; e c) constrói identidades raciais de reexistência, reconhecendo a periferia como um espaço legítimo de produção de saberes linguísticos negros (Bonfim, 2022).pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtos de Falapt_BR
dc.subjectJogos de Linguagempt_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.subjectRacionais Mc’spt_BR
dc.subjectReexistência negra.pt_BR
dc.titleRacionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rappt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9797791864967388pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph set out to explore how the speech acts of the rap group Racionais MC’s construct meanings of race and class, shaping racial identities of reexistence (Souza, 2009). More specifically, it discusses the hip-hop movement in Brazil as a diasporic and cosmopolitan cultural production; investigates racial identities as performatively constructed through the group’s language practices; and examines if and how the performative speech acts produced by Racionais MC’s contribute to fostering practices of reexistence in the face of structural racism. The theoretical framework draws from Linguistic Pragmatics—particularly the works of Austin (1976), Wittgenstein (1989), Pinto (2002), Muniz (2016), and Bonfim (2011, 2022)—as well as from Black and Afro-diasporic thought within the field of Race Studies, including contributions by Abdias Nascimento (2016), Lélia Gonzalez (1982), Kabengele Munanga (2003), Nilma Gomes (2005), and Silvio Almeida (2019). Methodologically, this is qualitative, document-based research. The analysis focused on the lyrics of the song “Negro Drama,” examining them as performative speech acts to answer the following guiding question: in what ways do the speech acts that define race and class—produced by Racionais MC’s—perform racial identities of reexistence in response to structural racism in Brazil? The investigation led to three key conclusions: a) “Negro Drama” operates as a powerful performative speech act, denouncing the genocide of Black populations in Brazil; b) it reclaims and reframes historical memory, transforming it into a tool of resistance; and c) it builds racial identities of reexistence by recognizing the urban periphery as a legitimate space for the production of Black linguistic knowledge (Bonfim, 2022).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Felipe da Silva Anselmo.pdf662,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons