Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bonfim, Marco Antônio Lima do | - |
dc.contributor.author | Anselmo, João Felipe da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T15:04:11Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T15:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-23 | - |
dc.identifier.citation | ANSELMO, João Felipe da Silva. Racionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rap. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Lic. Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia teve como objetivo geral analisar como os atos de fala do grupo de rap Racionais MC's constroem significados de raça e classe, performatizando identidades raciais de reexistência (Souza, 2009). Especificamente, discutimos o movimento hip-hop no Brasil como uma produção diaspórica e cosmopolita, investigamos as identidades raciais como construídas performaticamente nas práticas de linguagem do Grupo Racionais MC’s, e analisamos “se e como” os atos de fala performativos produzidos por esse Grupo de Rap contribuem para a promoção de práticas de reexistência ao racismo estrutural. Em termos de fundamentação teórica mobilizamos o campo da Pragmática Linguística a partir de Austin (1976), Wittgenstein (1989) Pinto (2002), Muniz (2016), Bonfim (2011, 2022), e o campo dos Estudos Raciais a partir dos saberes de intelectuais negros (as) como Abdias Nascimento (2016), Lélia Gonzalez (1982), Kabengele Munanga (2003), Nilma Gomes (2005) e Silvio Almeida (2019). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e documental. Nossa análise do corpus analisou os versos do rap “Negro Drama” como atos de fala performativos buscando responder à seguinte questão: de que maneira os atos de fala que definem os significados de raça e classe, produzidos pelo grupo Racionais MC’s, performatizam identidades raciais de reexistência ao racismo estrutural no Brasil? A investigação revelou três conclusões principais: a) “Negro Drama” funciona como um ato de fala performativo potente, ao denunciar o genocídio da população negra no país; b) resgata e ressignifica a memória histórica, convertendo-a em um instrumento de enfrentamento a esse genocídio; e c) constrói identidades raciais de reexistência, reconhecendo a periferia como um espaço legítimo de produção de saberes linguísticos negros (Bonfim, 2022). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PIBIC | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atos de Fala | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Pragmática | pt_BR |
dc.subject | Racionais Mc’s | pt_BR |
dc.subject | Reexistência negra. | pt_BR |
dc.title | Racionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rap | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9797791864967388 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monograph set out to explore how the speech acts of the rap group Racionais MC’s construct meanings of race and class, shaping racial identities of reexistence (Souza, 2009). More specifically, it discusses the hip-hop movement in Brazil as a diasporic and cosmopolitan cultural production; investigates racial identities as performatively constructed through the group’s language practices; and examines if and how the performative speech acts produced by Racionais MC’s contribute to fostering practices of reexistence in the face of structural racism. The theoretical framework draws from Linguistic Pragmatics—particularly the works of Austin (1976), Wittgenstein (1989), Pinto (2002), Muniz (2016), and Bonfim (2011, 2022)—as well as from Black and Afro-diasporic thought within the field of Race Studies, including contributions by Abdias Nascimento (2016), Lélia Gonzalez (1982), Kabengele Munanga (2003), Nilma Gomes (2005), and Silvio Almeida (2019). Methodologically, this is qualitative, document-based research. The analysis focused on the lyrics of the song “Negro Drama,” examining them as performative speech acts to answer the following guiding question: in what ways do the speech acts that define race and class—produced by Racionais MC’s—perform racial identities of reexistence in response to structural racism in Brazil? The investigation led to three key conclusions: a) “Negro Drama” operates as a powerful performative speech act, denouncing the genocide of Black populations in Brazil; b) it reclaims and reframes historical memory, transforming it into a tool of resistance; and c) it builds racial identities of reexistence by recognizing the urban periphery as a legitimate space for the production of Black linguistic knowledge (Bonfim, 2022). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC João Felipe da Silva Anselmo.pdf | 662,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons