Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62812
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença | - |
dc.contributor.author | SILVA, Débora Rejane Alencar da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T18:23:10Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06T18:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Débora Rejane Alencar. DIÁRIO DOS AFETOS: NARRATIVAS SOBRE CINEMA E EDUCAÇÃO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62812 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa investigou a experiência dos estudantes de Pedagogia na disciplina eletiva "Cinema, Currículo e Educação" na UFPE, visando compreender seu impacto na formação dos discentes. Abordam-se três objetivos específicos: compreender o efeito da disciplina nas percepções, sentimentos e experiências durante a produção dos filmes-ensaios; analisar as narrativas dos filmes e diários de sentimentos dos discentes; e considerar como o processo de produção cinematográfica afetou suas perspectivas, além de investigar a relação entre a produção cinematográfica e a educação. Adotando uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas e análise de narrativas. No decurso da pesquisa constatamos que é possível educar por meio das imagens, porém é necessário se desfazer de caminhos que associam o cinema a um recurso didático. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.title | Diário dos afetos: narrativas sobre cinema e educação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALMEIDA, Samara Maria | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9193172053547220 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9046120983357719 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research investigated the experience of Pedagogy students in the elective subject "Cinema, Curriculum and Education" in UFPE, aiming to understand its impact on the students' training. Three specific objectives are addressed: understanding the effect of the discipline on perceptions, feelings and experiences during the production of essay films; analyze the narratives of films and diaries of students’ feelings; and consider how the film production process affected their perspectives, as well as investigating the relationship between film production and education. Adopting a qualitative approach methodology, through interviews and narrative analysis. During the research we found that it is possible to educate through images, but it is necessary to get rid of paths that associate cinema with a teaching resource. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2021852671217754 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DEBORA REJANE ALENCAR DA SILVA (2).pdf | 808,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons