Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62812

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Karina Mirian da Cruz Valença-
dc.contributor.authorSILVA, Débora Rejane Alencar da-
dc.date.accessioned2025-05-06T18:23:10Z-
dc.date.available2025-05-06T18:23:10Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2025-04-24-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Rejane Alencar. DIÁRIO DOS AFETOS: NARRATIVAS SOBRE CINEMA E EDUCAÇÃO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62812-
dc.description.abstractA pesquisa investigou a experiência dos estudantes de Pedagogia na disciplina eletiva "Cinema, Currículo e Educação" na UFPE, visando compreender seu impacto na formação dos discentes. Abordam-se três objetivos específicos: compreender o efeito da disciplina nas percepções, sentimentos e experiências durante a produção dos filmes-ensaios; analisar as narrativas dos filmes e diários de sentimentos dos discentes; e considerar como o processo de produção cinematográfica afetou suas perspectivas, além de investigar a relação entre a produção cinematográfica e a educação. Adotando uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas e análise de narrativas. No decurso da pesquisa constatamos que é possível educar por meio das imagens, porém é necessário se desfazer de caminhos que associam o cinema a um recurso didático.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.titleDiário dos afetos: narrativas sobre cinema e educaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALMEIDA, Samara Maria-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9193172053547220pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.description.abstractxThe research investigated the experience of Pedagogy students in the elective subject "Cinema, Curriculum and Education" in UFPE, aiming to understand its impact on the students' training. Three specific objectives are addressed: understanding the effect of the discipline on perceptions, feelings and experiences during the production of essay films; analyze the narratives of films and diaries of students’ feelings; and consider how the film production process affected their perspectives, as well as investigating the relationship between film production and education. Adopting a qualitative approach methodology, through interviews and narrative analysis. During the research we found that it is possible to educate through images, but it is necessary to get rid of paths that associate cinema with a teaching resource.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2021852671217754pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEBORA REJANE ALENCAR DA SILVA (2).pdf808,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons