Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62828
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | KATO, Rosa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Girlany Marilene da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T15:23:32Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T15:23:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Girlany Marilene da. A relação entre níveis de educação e pobreza em Pernambuco: barreiras ao acesso e consequências da desigualdade social (2019-2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62828 | - |
dc.description.abstract | A pobreza é um fenômeno social complexo, com raízes estruturais que se refletem diretamente na qualidade da educação. Em Pernambuco, apesar dos avanços conquistados com políticas públicas como o Bolsa Família, ainda persistem desafios significativos relacionados à evasão escolar, reprovação, distorção idade-série e baixo desempenho acadêmico, especialmente em Matemática e Língua Portuguesa. Os dados revelam que crianças de famílias de baixa renda são as mais afetadas pela precariedade das condições de vida e pela estrutura escolar deficiente. O estudo analisa como a pobreza afeta os níveis de escolarização no estado, utilizando indicadores como IDEB, taxas de abandono, reprovação e permanência escolar. Destaca-se o papel da educação como ferramenta essencial para o rompimento do ciclo intergeracional da pobreza, ressaltando a importância de políticas educacionais que garantam não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso escolar. Assim, reflete que há desigualdades históricas no acesso à educação, especialmente entre os mais pobres e idosos. Portanto, políticas públicas focadas na alfabetização de adultos e na redução das disparidades educacionais são essenciais para promover a equidade no país. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desigualdade Social | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade | pt_BR |
dc.title | A relação entre níveis de educação e pobreza em Pernambuco: barreiras ao acesso e consequências da desigualdade social (2019-2024). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5855313988525371 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Poverty is a complex social phenomenon with structural roots that directly impact the quality of education. In Pernambuco, despite the progress achieved through public policies such as Bolsa Família, significant challenges persist related to school dropout, grade repetition, age grade distortion, and low academic performance, especially in Mathematics and Portuguese Language. Data reveal that children from low-income families are the most affected by poor living conditions and inadequate school infrastructure. This study analyzes how poverty influences schooling levels in the state, using indicators such as IDEB, dropout rates, grade repetition, and school retention. The research highlights the role of education as an essential tool in breaking the intergenerational cycle of poverty, emphasizing the importance of educational policies that ensure not only access but also student retention and academic success. It also reflects on the existence of historical inequalities in access to education, especially among the poorest and the elderly. Therefore, public policies focused on adult literacy and reducing educational disparities are essential to promoting equity in the country. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GIRLANY MARILENE DA SILVA.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons