Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Claudia Azevedo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T16:45:46Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T16:45:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Claudia Azevedo da. A formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831 | - |
dc.description.abstract | A temática da Educação Inclusiva tem conquistado um espaço crescente nos cursos de formação de professores. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender as percepções de licenciandos do curso de matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) acerca do ensino na perspectiva inclusiva para estudantes surdos. Para isso, o estudo se baseou em pesquisas previamente conduzidas sobre a formação de profissionais dessa área, considerando que os conhecimentos docentes são essenciais para um ensino inclusivo. O referencial teórico está estruturado em três capítulos: a Educação Especial e Inclusiva no Brasil e a comunidade surda; formação de professores(as) de matemática e o ensino na perspectiva inclusiva. A metodologia de coleta de dados foi realizada por meio de um formulário online no Google Forms, direcionado a 10 estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em Matemática da UFPE/CAA. A pesquisa revelou que os licenciados em Matemática entendem o conceito de educação inclusiva, mas se sentem inseguros ao ministrar aulas para estudantes surdos e ao ensinar dentro de uma abordagem inclusiva. Logo, considera-se necessário que os nos cursos de formação inicial de professores de Matemática promovam estudos sobre o ensino na perspectiva inclusiva visando garantir o ensino de qualidade e equitativo, tal como proposto em algumas leis. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Inclusão de alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática inclusiva | pt_BR |
dc.title | A formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Andreza Rodrigues da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3445618340574091 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The theme of Inclusive Education has been gaining increasing space in teacher training courses. In view of this, the main objective of this study is to understand the perceptions of undergraduate students in the mathematics course at Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) regarding teaching from an inclusive perspective for deaf students. To this end, the study was based on previously conducted research on the training of professionals in this area, considering that teaching knowledge is essential for inclusive teaching. The theoretical framework is structured in three chapters: Special and Inclusive Education in Brazil and the deaf community; training of Mathematics teachers; and teaching from an inclusive perspective. The data collection methodology was carried out through an online form on Google Forms, directed to 10 students in the final periods of the mathematics undergraduate course at the UFPE/CAA. The research revealed that Mathematics graduates understand the concept of inclusive education, but feel insecure when teaching classes to deaf students and when teaching within an inclusive approach. Therefore, it is considered necessary that initial training courses for Mathematics teachers promote studies on teaching from an inclusive perspective, aiming to guarantee quality and equitable teaching, as proposed in some laws. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA CLAUDIA AZEVEDO DA SILVA.pdf | 801,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons