Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Claudia Azevedo da-
dc.date.accessioned2025-05-07T16:45:46Z-
dc.date.available2025-05-07T16:45:46Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Claudia Azevedo da. A formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62831-
dc.description.abstractA temática da Educação Inclusiva tem conquistado um espaço crescente nos cursos de formação de professores. Diante disso, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender as percepções de licenciandos do curso de matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) acerca do ensino na perspectiva inclusiva para estudantes surdos. Para isso, o estudo se baseou em pesquisas previamente conduzidas sobre a formação de profissionais dessa área, considerando que os conhecimentos docentes são essenciais para um ensino inclusivo. O referencial teórico está estruturado em três capítulos: a Educação Especial e Inclusiva no Brasil e a comunidade surda; formação de professores(as) de matemática e o ensino na perspectiva inclusiva. A metodologia de coleta de dados foi realizada por meio de um formulário online no Google Forms, direcionado a 10 estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em Matemática da UFPE/CAA. A pesquisa revelou que os licenciados em Matemática entendem o conceito de educação inclusiva, mas se sentem inseguros ao ministrar aulas para estudantes surdos e ao ensinar dentro de uma abordagem inclusiva. Logo, considera-se necessário que os nos cursos de formação inicial de professores de Matemática promovam estudos sobre o ensino na perspectiva inclusiva visando garantir o ensino de qualidade e equitativo, tal como proposto em algumas leis.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectInclusão de alunos surdospt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectEducação matemática inclusivapt_BR
dc.titleA formação inicial de professores de matemática: ênfase no ensino inclusivo para estudantes surdos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Andreza Rodrigues da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3445618340574091pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe theme of Inclusive Education has been gaining increasing space in teacher training courses. In view of this, the main objective of this study is to understand the perceptions of undergraduate students in the mathematics course at Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) regarding teaching from an inclusive perspective for deaf students. To this end, the study was based on previously conducted research on the training of professionals in this area, considering that teaching knowledge is essential for inclusive teaching. The theoretical framework is structured in three chapters: Special and Inclusive Education in Brazil and the deaf community; training of Mathematics teachers; and teaching from an inclusive perspective. The data collection methodology was carried out through an online form on Google Forms, directed to 10 students in the final periods of the mathematics undergraduate course at the UFPE/CAA. The research revealed that Mathematics graduates understand the concept of inclusive education, but feel insecure when teaching classes to deaf students and when teaching within an inclusive approach. Therefore, it is considered necessary that initial training courses for Mathematics teachers promote studies on teaching from an inclusive perspective, aiming to guarantee quality and equitable teaching, as proposed in some laws.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA CLAUDIA AZEVEDO DA SILVA.pdf801,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons