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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62846
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, João Victor da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T22:11:45Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T22:11:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Victor. Afrobetizando: construindo xirês identitários na rede municipal de Caruaru - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62846 | - |
dc.description.abstract | Este artigo discute a implementação de práticas educativas antirracistas, com foco no Projeto Afrobetizando, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Caruaru (SEDUC). Este Projeto busca desconstruir preconceitos e valorizar identidades culturais negras, alinhando-se às leis que normatizam o ensino da história afro-brasileira. Por meio de pesquisa qualitativa com professores, analisou-se como o Projeto Afrobetizando fortalece identidade, pertencimento e empoderamento racial dos estudantes. O estudo destaca a importância de políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras para uma educação inclusiva, abordando a Lei 10.639/03 e a necessidade de espaços que celebrem culturas afro-brasileiras. Os resultados indicam avanços na promoção de identidades negras e debates antirracistas, com alunos relatando maior representatividade. No entanto, as ações ainda são pontuais, concentradas no mês da Consciência Negra, e dependem da iniciativa individual de docentes, ocorridas sem integração curricular. Entre os desafios, destacam-se a falta de formação docente continuada e a persistência de estereótipos. A partir dessas análises, compreendemos a importância do Projeto Afrobetizando que está alinhado às Leis 10.639/03 e 11.645/08, embora precise de maior acolhimento e estruturação dentro do sistema da SEDUC para se tornar uma política pública efetiva e transformadora na educação municipal, com foco na educação antirracista. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projeto Afrobetizando | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais antirracistas | pt_BR |
dc.title | Afrobetizando: Construindo xirês identitários na rede municipal de Caruaru - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6803967389103368 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-2350-9242 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC - JOÃO VICTOR DA SILVA.pdf | 301,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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