Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62849

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Rodrigo César Tavares-
dc.contributor.authorMOURA, Renata Alves de-
dc.date.accessioned2025-05-07T22:36:40Z-
dc.date.available2025-05-07T22:36:40Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationMOURA, Renata Alves de. Ensinando jovens a voar: um mapeamento do valor experiencial para stakeholders na Agreste Consultoria Júnior. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62849-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo entender como acontece o processo de geração de valor para os integrantes de empresas juniores. A investigação propôs descobrir o que os membros da Agreste Consultoria Jr percebem como valioso ou não em suas experiências como stakeholders. Para tanto, buscou-se analisar as etapas mais importantes que perpassam a trajetória dos estudantes, e extrair por meio delas as experiências valiosas relatadas pelos mesmos. A pesquisa possui abordagem qualitativa e exploratória com uso de dados descritivos captados através de ferramentas de coleta adaptadas. Foi aplicado o método Mapa de Valor Experiencial (MVE) usando-se de entrevistas semiestruturadas para captar os relatos das experiências dos entrevistados da Empresa Júnior. A pergunta de pesquisa foi respondida por meio do conjunto de valores encontrados, os quais indicam que a Agreste Consultoria Júnior agrega valor para os seus integrantes por oferecer conhecimento sobre empresa júnior, conhecimento técnico, conhecimento sobre gestão e trabalho, desenvolvimento do comportamento profissional, oportunidades de exercer a prática administrativa, crescimento como profissional, desenvolvimento de Rede, entrega de valor, oportunidades no mercado de trabalho, reconhecimentos e premiações, absorção de cultura, relações interpessoais importantes, e espaço para tomadas de decisões em nível estratégico. Paralelo a identificação dos pontos citados, a pesquisa também descobriu alguns “não valores”, ou seja, lacunas presentes na experiência dos entrevistados. Esses elementos são apontados como pontos de melhorias que revelam deficiências comuns entre empresas juniores. Dessa forma, a Agreste Consultoria pode melhorar o seu valor se resolver a gestão de tempo dela e de seus membros, se investir mais na formação de seus membros, se proporcionar uma jornada de trabalho com mais contatos presenciais e se fortalecer a formação em gestão dela mesma e de seus membros. Dessa forma, conclui-se que apesar dessas lacunas, a experiência na respectiva EJ agrega múltiplos valores aos seus membros indo além do âmbito profissional ao contribuir para a formação multidisciplinar dos estudantes universitários, em especial na formação de liderança. Assim, poderá servir de modelo para que outras organizações implantem melhorias na gestão de talentos.pt_BR
dc.format.extent101p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectvalorpt_BR
dc.subjectexperiênciapt_BR
dc.subjectstakeholderpt_BR
dc.subjectfuncionáriospt_BR
dc.subjectempresa júniorpt_BR
dc.titleEnsinando jovens a voar: um mapeamento do valor experiencial para stakeholders na Agreste Consultoria Júnior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4512917994337624pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to understand how the value generation process occurs for members of junior companies. The investigation proposed to discover what the members of Agreste Consultoria Jr perceive as valuable or not in their experiences as stakeholders. To this end, we sought to analyze the most important stages that permeate the trajectory of the students, and through them extract the valuable experiences reported by them. The research has a qualitative and exploratory approach using descriptive data collected through adapted collection tools. The Experiential Value Map (EVM) method was applied using semi-structured interviews to capture the reports of the experiences of the interviewees of the Junior Company. The research question was answered through the set of values found, which indicate that Agreste Consultoria Júnior adds value to its members by offering knowledge about junior companies, technical knowledge, knowledge about management and work, development of professional behavior, opportunities to practice administrative practice, growth as professionals, network development, delivery of value, opportunities in the job market, recognition and awards, cultural absorption, important interpersonal relationships, and space for decision-making at a strategic level. In parallel with the identification of the points mentioned, the research also discovered some "non-values", that is, gaps present in the experience of the interviewees. These elements are indicated as points for improvement that reveal common deficiencies among junior companies. Thus, Agreste Consultoria can improve its value if it resolves its and its members' time management, invests more in the training of its members, provides a workday with more face-to-face contact, and strengthens the management training of itself and its members. Thus, it is concluded that despite these gaps, the experience in the respective EJ adds multiple values to its members, going beyond the professional scope by contributing to the multidisciplinary training of university students, especially in leadership training. Thus, it can serve as a model for other organizations to implement improvements in talent management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Renata Alves de Moura (2).pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons