Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62864

Comparte esta pagina

Título : Práticas de controles financeiros e contábeis realizadas em empreendimentos de microempreendedores: um estudo em municípios pernambucanos
Autor : SANTOS, Agna Ferreira da Silva
Palabras clave : Práticas de Controles Financeiros e Contábeis; Microempreendedores; Municípios Pernambucanos
Fecha de publicación : 27-mar-2025
Citación : SANTOS, Agna Ferreira da Silva. Práticas de controles financeiros e contábeis realizadas em empreendimentos de microempreendedores: um estudo em municípios pernambucanos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este estudo tem como objetivo identificar as Práticas de Controles financeiros e contábeis realizadas em empreendimentos de Microempreendedores, em municípios do estado de Pernambuco em parceria com os polos EaD do curso de bacharelado em ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O procedimento metodológico no âmbito dos objetivos pesquisa exploratória, em relação ao alcance geográfico, a pesquisa abrange os municípios pernambucanos, pelo critério de acessibilidade e mobilização já realizada com as atividades dos polos nos municípios no estado de Pernambuco. Para coleta de dados foi inserido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), para obtenção de consentimento na participação da pesquisa, e aplicado um formulário com questões afirmativas divididas em 3 Dimensões sendo estas: Contábil; Financeira e Tributária, cada uma dessas dimensões com 4 questões afirmativas. As análises dos dados deram-se com teste estatístico Mann-Whitney U sendo observado os perfis dos empreendedores em relação ao gerenciamento de riscos. Foram respondidos 118 formulários, com aplicação da análise estatística do Teste Mann-Whitney U. 49 participantes afirmaram ter feito cursos de empreendedorismo, enquanto 69 não fizeram, indicando uma lacuna na capacitação específica para gestão de negócios. Os resultados sugerem que é possível que i) os microempreendedores com ensino superior adotem práticas de gerenciamento financeiro e contábil de forma mais consistente em relação aos seus pares sem formação superior, com exceção do gerenciamento de estoque e do fluxo de caixa, onde as diferenças não foram significativas; ii) a formação em empreendedorismo pode ter uma associação positiva na adoção de práticas financeiras e contábeis mais estratégicas, como capital de giro, margem de contribuição e conformidade normativa; iii) que os empreendimentos que possuem um contador podem ter uma tendência a adotar práticas de gerenciamento financeiro e contábil de forma mais estruturada em comparação àqueles que não contam com esse suporte. As análises com a ferramenta do Termômetro de Gerenciamento de Riscos, considerando cinco respondentes, sendo o Respondente No 2 identificado como o pior, o Respondente No 12 como o melhor, e o Respondente No 6 como o mais mediano, com desempenho entre 70 e 90. As áreas com maior percentual de respondentes que nunca realizam o gerenciamento incluem o comissionamento da equipe (59%), margem de contribuição e ponto de equilíbrio (52%), separação entre recebimentos e pagamentos da pessoa física e jurídica (37%), custos variáveis e fixos (37%) e leis e normas do empreendimento (42%). Para estudos futuros sugere-se ampliar a amostra de respondentes com empreendimentos consolidados, mas também com jovens empreendedores que buscam iniciar novos negócios, como forma preditiva de riscos futuros.
Descripción : Arquivo trocado em 13/06/2025 conforme solicitação da autora e anuência do orientador.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62864
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Agna Ferreira da Silva Santos.pdf389,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons