Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62879

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Verônica Toledo-
dc.contributor.authorSILVA, Carlos Eduardo-
dc.date.accessioned2025-05-08T16:25:02Z-
dc.date.available2025-05-08T16:25:02Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Eduardo. A cultura do skate e a Educação Física escolar: uma revisão de literatura. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62879-
dc.description.abstractEste trabalho traz como objetivo analisar a situação da produção acadêmica sobre o Skate, especificamente voltada para aulas de Educação Física escolar. O estudo é uma revisão de literatura, sistemática, que utiliza da metodologia qualitativa que analisa os aspectos de compreensão dos conteúdos, dos sentidos e significados do objeto que está sendo analisado. Foram feitas pesquisas em periódicos on-line para compreender melhor o que se tem discutido sobre o assunto, levando em consideração a incorporação da temática junto as diretrizes estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os resultados mostram que ainda há uma lacuna significativa na produção de pesquisas relacionando o skate e suas aplicações nas aulas de Educação Física escolar, mas levanta a importância do papel do professor em buscar formas de ensinar através de diversas metodologias possíveis. Em suma, a inclusão de aulas de skate tem um grande potencial para construção de saberes da cultura corporal de movimento, mas que precisa ainda superar diversas barreiras para serem implementadas, inclusive barreiras sociais.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSkatept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA cultura do skate e a Educação Física escolar : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4835472890332213pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the state of academic production on skateboarding, specifically focused on its inclusion in school Physical Education classes. The research is a literature review that employs a mixed-method qualitative approach to analyze both statistical data from published articles and the conceptual understanding of the content, meanings, and significance of the subject under investigation. Online journal databases were consulted to better understand current discussions on the topic, taking into account the incorporation of skateboarding within the guidelines established by the BNCC (Base Nacional Comum Curricular – Brazilian National Common Curricular Base). The results show that there is still a significant gap in research connecting skateboarding and its applications in school Physical Education classes. However, the study highlights the importance of the teacher's role in seeking ways to teach through various possible methodologies. In summary, the inclusion of skateboarding lessons holds great potential for building knowledge related to body culture and movement, but still faces several challenges to implementation, including social barriers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Eduardo.pdf266,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons