Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62883

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto-
dc.contributor.authorPEREIRA, Maria José de Medeiros-
dc.date.accessioned2025-05-08T17:12:35Z-
dc.date.available2025-05-08T17:12:35Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria José de Medeiros. Avaliação do nível de satisfação dos usuários do serviço logístico do e commerce do Mercado Livre: uma aplicação do modelo de Kano. 2025. 95 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62883-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos usuários do serviço logístico do e-commerce do Mercado Livre, utilizando o Modelo de Kano. Para atingir esse objetivo, buscou-se classificar os atributos que compõem o serviço logístico do e-commerce do Mercado Livre conforme as categorias do Modelo de Kano; mensurar os coeficientes de satisfação e insatisfação dos atributos do serviço; e propor direcionamentos que poderiam elevar a satisfação dos usuários. Trata-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa e descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, composto por perguntas funcionais e disfuncionais, conforme o Modelo de Kano e as cinco dimensões da escala SERVQUAL. Foram obtidas 103 respostas, coletadas via Google Formulários, e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados revelaram que 13 dos 22 atributos do serviço logístico do e-commerce do Mercado Livre foram classificados como unidimensionais, indicando que quanto maior o seu desempenho, maior a satisfação dos clientes. Os atributos com os maiores coeficientes de satisfação foram entregas antes do prazo estabelecido, entregas no prazo estabelecido, entrega no local certo, entregador gentil e educado, e opções de pagamentos. A presença desses atributos exerce impacto positivo significativo na satisfação dos clientes, enquanto sua ausência gera insatisfação. Por fim, foram propostos direcionamentos para que a empresa consiga melhorar o seu desempenho e gerar maior satisfação entre seus usuários.pt_BR
dc.format.extent95p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectServiços logísticospt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectModelo de Kanopt_BR
dc.titleAvaliação do nível de satisfação dos usuários do serviço logístico do e commerce do Mercado Livre: uma aplicação do modelo de Kano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6893001614570105pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to evaluate the satisfaction level of users regarding the logistics service of Mercado Livre's e-commerce platform, using the Kano Model as an analytical tool. To achieve this, the research sought to classify the attributes of the logistics service according to the Kano Model categories, measure the satisfaction and dissatisfaction coefficients of these attributes, and propose strategies to enhance user satisfaction. This is an applied, quantitative, and descriptive research. Data were collected through a questionnaire consisting of functional and dysfunctional questions based on the Kano Model and the five dimensions of the SERVQUAL scale. A total of 103 responses were obtained via Google Forms, and the data were analyzed using descriptive statistics. The results showed that 13 out of the 22 logistics service attributes were classified as one-dimensional, indicating that higher performance in these areas leads to greater customer satisfaction. The attributes with the highest satisfaction coefficients were early delivery, on-time delivery, delivery to the correct location, polite and courteous delivery personnel, and payment options. The presence of these attributes significantly increases customer satisfaction, while their absence leads to dissatisfaction. Finally, strategic recommendations were proposed to improve the company’s performance and enhance user satisfaction.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria José de Medeiros Pereira.pdf1,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons