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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNogueira, Amanda Mansur Custódio-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Nayara Camila da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-08T20:22:00Z-
dc.date.available2025-05-08T20:22:00Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-04-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Nayara Camila da Silva. Eu sou Bento: Tradição, música e resistência em Santa Cruz do Capibaribe. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62896-
dc.description.abstractA nominata forró, cuja origem advém do banto-africano ‘forrobodó’, começou a ser usada no século XIX como sinônimo de festa na qual as pessoas dançavam ao som de instrumentos de corda, do fole e da percussão. Dentre os instrumentos utilizados para produzir o forró, há a sanfona de oito baixos (acordeon diatônico). A transmissão, apreensão e aprendizagem da sanfona de oito baixos ocorrem de maneira formal (acadêmica) e/ou informal (músicos locais, familiares, autoditadas). O presente trabalho estuda a trajetória de Bento da Zabumba, artesão, músico e maestro da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Diante do risco de desaparecimento dessa prática musical, a pesquisa busca compreender a importância de sua transmissão geracional e do registro audiovisual como ferramenta de salvaguarda. A metodologia concatena pesquisa teórica à produção documental. Como principal resultado, tem-se a produção do documentário "Eu Sou Bento", um curta-metragem que evidencia a relevância da trajetória de Bento, bem como a relevância da tradição do fole de oito baixos na identidade cultural da cidade Santa Cruz do Capibaribe/PE.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectFole de Oito Baixospt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectPatrimônio Imaterialpt_BR
dc.subjectSanta Cruz do Capibaribept_BR
dc.titleEu sou Bento: Tradição, música e resistência em Santa Cruz do Capibaribe.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9765057628698686pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0341879306272619pt_BR
dc.description.abstractxThe term forró, which comes from the Bantu-African ‘forrobodó’, began to be used in the 19th century as a synonym for a party in which people danced to the sound of string instruments, bellows and percussion. Among the instruments used to produce forró is the eight-bass accordion (diatonic accordion). The transmission, apprehension and learning of the eight-bass accordion occur in a formal (academic) and/or informal manner (local musicians, family members, self-taught). This paper studies the trajectory of Bento da Zabumba, artisan, musician and conductor of the Orquestra Sanfônica de Oito Baixos de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Given the risk of this musical practice disappearing, the research seeks to understand the importance of its generational transmission and of audiovisual recording as a safeguarding tool. The methodology concatenates theoretical research with documentary production. The main result was the production of the documentary "Eu Sou Bento", a short film that highlights the relevance of Bento's trajectory, as well as the relevance of the eight-bass bellows tradition in the cultural identity of the city of Santa Cruz do Capibaribe/PE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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