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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62899
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Título : | Dos pontos e riscos às tramas bordadas: saberes populares que costuram a relação dos processos educativos comunitários do bordado de Passira/PE. |
Autor : | ARRUDA, Paloma Rebeca de |
Palabras clave : | Bordado; Educação comunitária; Saberes populares; AMAP |
Fecha de publicación : | 11-abr-2025 |
Citación : | ARRUDA, Paloma Rebeca de. Dos pontos e riscos às tramas bordadas: saberes populares que costuram a relação dos processos educativos comunitários do bordado de Passira/PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | O presente trabalho discute sobre o bordado e os seus diversos significados. Esses se constituem a partir dos contextos em que estão inseridos e dos saberes populares que fomentam as relações sociais manifestadas nos pontos e riscos, guiados pelas mãos das mulheres bordadeiras. O processo educativo do bordado passado de geração e geração é desenvolvido por meio da educação comunitária, fundamentada nas trocas de saberes e experiências. Nesse sentido, o estudo busca responder a seguinte questão: Que saberes populares constituem os processos educativos comunitários no fazer do bordado e na organização da Associação das mulheres artesãs de Passira/PE? O percurso metodológico estruturou-se na abordagem qualitativa, do tipo descritivo, tendo como instrumento para a coleta de dados a entrevista narrativa; e para o tratamento das informações a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Apresenta estudos e contribuições sobre o bordado que foi transformado ao longo da história, a relação das mulheres com o bordado, a importância do bordado em Passira/PE, a relevância da Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP) e as relações entre os saberes populares, a educação comunitária e o bordado. A partir das entrevistas com as 4 bordadeiras de Passira/PE, observamos que os saberes populares que emergem do bordado fortalecem a educação comunitária que se efetiva nas diversas formas de aprendizagem, vinculando o aprender ao olhar, (re)fazer, testar, pesquisar, ouvir, experienciar e vivenciar práticas com avós, mães, tias, irmãs e vizinhas, criando uma identidade coletiva: bordadeiras-Artesãs de Passira/PE, fortalecendo-as, como mulheres, numa profissão que dar nome e cultura a cidade, ao sustento da casa, mas principalmente em suas lutas, sonhos e esperanças de novos futuros. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62899 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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