Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901

Comparte esta pagina

Título : Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife
Autor : SOUZA, Raquel Brayner Silva de
SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos
Palabras clave : TEA; Autismo; Educação bilíngue; Inclusão escolar; Práticas pedagógicas.
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : SOUZA, Raquel Brayner Silva de; SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos. Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife. 2025. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este estudo analisou as práticas pedagógicas na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de compreender o processo de ensino-aprendizagem e identificar desafios e oportunidades de melhoria. A pesquisa, baseada em observações e entrevistas semiestruturadas, revelou que o uso de recursos visuais adotados pelas escolas é eficaz, porém a formação insuficiente dos professores e a baixa imersão na Língua Inglesa representam barreiras à inclusão. Os resultados destacam a importância da colaboração entre docentes do ensino regular e especialistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a adaptação de metodologias e materiais didáticos. Com base nas análises, o estudo propõe estratégias e práticas pedagógicas para ampliar a inclusão e aprimorar a eficácia do ensino de Inglês para estudantes com TEA.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Beathris Rodrigues e Raquel Brayner.pdf461,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons