Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901
Comparte esta pagina
Título : | Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife |
Autor : | SOUZA, Raquel Brayner Silva de SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos |
Palabras clave : | TEA; Autismo; Educação bilíngue; Inclusão escolar; Práticas pedagógicas. |
Fecha de publicación : | 9-abr-2025 |
Citación : | SOUZA, Raquel Brayner Silva de; SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos. Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife. 2025. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este estudo analisou as práticas pedagógicas na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de compreender o processo de ensino-aprendizagem e identificar desafios e oportunidades de melhoria. A pesquisa, baseada em observações e entrevistas semiestruturadas, revelou que o uso de recursos visuais adotados pelas escolas é eficaz, porém a formação insuficiente dos professores e a baixa imersão na Língua Inglesa representam barreiras à inclusão. Os resultados destacam a importância da colaboração entre docentes do ensino regular e especialistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a adaptação de metodologias e materiais didáticos. Com base nas análises, o estudo propõe estratégias e práticas pedagógicas para ampliar a inclusão e aprimorar a eficácia do ensino de Inglês para estudantes com TEA. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Beathris Rodrigues e Raquel Brayner.pdf | 461,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons