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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62912
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERREIRA JUNIOR, Nivan Roberto | - |
dc.contributor.author | PINTO, Ana Alice Peregrino | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T11:03:06Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T11:03:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Ana Alice Peregrino. Uma análise comparativa de modelos para a predição de fluxos pendulares para planejamento urbano. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62912 | - |
dc.description.abstract | Com o crescimento desenfreado dos centros urbanos, o planejamento urbano se tornou imprescindível na criação e gestão de cidades a fim de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Mobilidade urbana é uma das frentes desse planejamento de grande importância em grandes cidades. Problemas de mobilidade estão associados a questões como mal uso de recursos materiais e de tempo de deslocamento das pessoas, além da emissão elevada de gases de efeito estufa. Fluxos pendulares, em particular, que são os fluxos entre casa e trabalho feitos diariamente, são bastante estudados por sua importãncia para a qualidade de vida dos cidadãos. Neste contexto, técnicas de modelagem de fluxos de deslocamento são ferramentas importantes para auxiliar os tomadores de decisão na definição das melhores estratégias de planejamento. Tais ferramentas são importantes não só para entender os atuais padrões nas cidades, mas também para realizar planejamento de cenários, que consiste em tentar antever como possíveis ações irão impactar a mobilidade urbana. Com o crescimento da disponibilização de dados urbanos, modelos baseados em técnicas de aprendizagem de máquina têm se destacado por seu desempenho em prever fluxos de mobilidade. O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise comparativa dos principais modelos baseados em aprendizagem de máquina propostos para previsão de fluxos pendulares, com foco em tarefas relacionadas ao planejamento de cenários. Os modelos selecionados são divididos entre abordagens lineares, modelos baseados em árvore e redes neurais. Para realizar a análise foram usadas métricas de desempenho utilizadas na literatura para o tipo de problema estudado, técnicas de interpretabilidade das saídas dos modelos, além de cenários de uso que simulam o planejamento de cenários. Os resultados indicam um desempenho superior dos modelos baseados em redes neurais para grafos, mas também mostram padrões interessantes para modelos menos complexos, o que poderia tornar esses modelos competitivos como uma ferramenta de planejamento de cenários, devido ao seu menor tempo de treinamento e simplicidade na implementação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Previsão de fluxos | pt_BR |
dc.subject | Redes neurais para grafos | pt_BR |
dc.title | Uma análise comparativa de modelos para a predição de fluxos pendulares para planejamento urbano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8586793194414609 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1386731424473050 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the unbridled growing of urban centers, urban planning has become essential in the creation and management of cities in order to improve the quality of life of their inhabitants. Urban mobility is one of the fronts of this planning of great importance in large cities. Mobility problems are associated with issues such as misuse of material resources and people’s travel time, in addition to high greenhouse gas emissions. Commuting flows, in particular, which are flows between home and work carried out daily, are extensively studied due to their importance for citizens’ quality of life. In this context, displacement flow modeling techniques are important tools to assist decision makers in defining the best planning strategies. Such tools are important not only for understanding current patterns in cities, but also for carrying out scenario planning, which consists of trying to predict how possible actions will impact urban mobility. With the growth in the availability of urban data, models based on machine learning techniques have stood out for their performance in predicting mobility flows. The objective of the present work is to carry out a comparative analysis of the main machine learning-based models proposed for predicting commuting flows, focusing on tasks related to scenario planning. The selected models are divided between linear approaches, tree-based models and neural networks. To carry out the analysis, performance metrics were used in the literature for the type of problem studied, interpretability techniques for model outputs, as well as usage scenarios that simulate scenario planning. The results indicate superior performance of models based on graph neural networks, but also show interesting patterns for less complex models, which could make these models competitive as a scenario planning tool, due to their shorter training time and simplicity in implementation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Ana Alice Peregrino Pinto.pdf | 103,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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