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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62919
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENEZES, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.author | SALES, Rayane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T11:53:03Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T11:53:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-26 | - |
dc.identifier.citation | Sales, Rayane Silva.O ensino do conceito de função em livros didáticos dos Anos Finais: uma análise baseada em representações semióticas e analogias didáticas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru ,2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62919 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem do conceito de função nos livros didáticos, investigando os principais registros de representação semiótica utilizados e as analogias didáticas apresentadas para compreensão, considerando a obra aprovada pelo (PNLD) 2024 e usada na rede municipal de Lajedo - PE nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Diante disto, o trabalho foi fundamentado a partir de duas teorias: Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2011), e a Teoria do Mapeamento Estrutural de Analogias de Dedre Gentner (1983) e aprimorada por Alexandre Ferry (2016). Quanto à natureza da pesquisa, ela apresenta uma abordagem qualitativa, com o método de pesquisa documental. Neste sentido, a pesquisa identificou trechos, imagens, questões que estavam relacionadas direto e indiretamente ao conceito de função e ao mesmo tempo vinculadas às nossas duas teorias, as duas simultaneamente ou separadamente. Dessa forma, foi constatada uma grande escassez da abordagem analógica no conteúdo dos livros didáticos, no total foram encontrados apenas cinco trechos que tinham analogias em seu contexto. Em contrapartida, o que foi mais visto foram os registros de representações semióticas, nos trechos e em muitas questões, enfatizando contextos diretos e de resolução mecânica. | pt_BR |
dc.format.extent | 85p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conceito de funções | pt_BR |
dc.subject | Registros de representação semiótica | pt_BR |
dc.subject | Analogias | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | O ensino do conceito de função em livros didáticos dos anos finais: uma análise baseada em representações semióticas e analogias didáticas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MUSTAPHA, Rachidi | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2665953205779965 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to analyze the approach to the concept of function in textbooks, investigating the main records of semiotic representation used and the didactic analogies presented for understanding, considering the work approved by (PNLD) 2024 and used in the municipal network of Lajedo - PE in the Final Years of Elementary School. Given this, the work was based on two theories: Theory of Semiotic Representation Records by Raymond Duval (2011), and the Theory of Structural Mapping of Analogies by Dedre Gentner (1983) and improved by Alexandre Ferry (2016). Regarding the nature of the research, it presents a qualitative approach, with the documentary research method. In this sense, the research identified excerpts, images, and questions that were directly and indirectly related to the concept of function and at the same time linked to our two theories, both simultaneously or separately. Thus, a great scarcity of the analogical approach was found in the content of the textbooks; in total, only five excerpts that had analogies in their context were found. On the other hand, what was seen most were the records of semiotic representations, in the excerpts and in many questions, emphasizing direct contexts and mechanical resolution. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4837352652734517 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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