Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62926
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | MENEZES, Josinalva Estacio | - |
| dc.contributor.author | MONTEIRO, Isabel Galvão | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-09T12:44:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-09T12:44:53Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-17 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-08 | - |
| dc.identifier.citation | MONTEIRO, Isabel Galvão. Uma aplicação do jogo 'Pare e Pense 3D' na geometria junto a uma turma dos anos finais do ensino fundamental . 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62926 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo investigar o impacto da aplicação do jogo Pare e Pense 3D no ensino de geometria espacial para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento das habilidades geométricas. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação prática do jogo em uma turma, permitindo observar sua influência no processo de aprendizagem. A partir da revisão bibliográfica, foi possível compreender a importância da ludicidade no ensino de conceitos complexos, como os sólidos geométricos. O jogo Pare e Pense 3D foi utilizado para estimular a visualização e a compreensão desses conceitos de forma interativa, favorecendo uma aprendizagem mais envolvente e dinâmica. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades iniciais, o uso do jogo contribuiu significativamente para o engajamento dos alunos, aprimorando sua capacidade de reconhecer e distinguir sólidos geométricos, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Conclui-se que a aplicação de jogos educativos no ensino da geometria pode ser uma alternativa eficaz para tornar o aprendizado mais acessível e motivador para os alunos. | pt_BR |
| dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
| dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
| dc.subject | Sólidos geométricos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
| dc.title | Uma aplicação do jogo 'Pare e Pense 3D' na geometria junto a uma turma dos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4414756387878165 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8476193167277646 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | This study aimed to investigate the impact of implementing the Pare e Pense 3D game in teaching solid geometry to 9th-grade elementary school students, focusing on the development of geometric skills. The research was carried out through the practical application of the game in a classroom setting, allowing the observation of its influence on the learning process. Based on the literature review, it was possible to understand the importance of playfulness in teaching complex concepts such as geometric solids. The Pare e Pense 3D game was used to stimulate visualization and comprehension of these concepts in an interactive way, promoting a more engaging and dynamic learning experience. The results indicate that, despite initial difficulties, the use of the game significantly contributed to student engagement, enhancing their ability to recognize and distinguish geometric solids, as well as to develop problem-solving skills and teamwork. It is concluded that the application of educational games in geometry teaching can be an effective alternative to make learning more accessible and motivating for students. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso - ISABEL GALVÃO MONTEIRO.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons

