Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62941

Compartilhe esta página

Título: Aborto, Racismo e Violência: reflexões a partir do feminismo negro.
Autor(es): LIMA, Nathália Diórgenes Ferreira
CORDEIRO, Rosineide de Lourdes Meira
Palavras-chave: racismo; aborto; violência racial e de gênero
Data do documento: 2020
Citação: LIMA, Nathália Diórgenes Ferreira; CORDEIRO, Rosineide de Lourdes Meira. Aborto, Racismo e Violência: reflexões a partir do feminismo negro. Revista em Pauta, [S.L.], v. 18, n. 46, p. 101-117, 8 jul. 2020. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/rep.2020.52010.
Abstract: A criminalização do aborto no Brasil não reduz os números de abortamento, mas expõe a saúde e a vida reprodutiva das mulheres. As experiências das mulheres em situação de abortamento são diversas e permeadas pelas estruturas de classe e raça. O presente artigo tem como objetivo analisar como o racismo se materializa na vida de jovens de periferia conformando situações de aborto atravessadas por violência. Para tal, abordaremos histórias de duas jovens negras e periféricas que recorreram ao aborto ilegal. Nossa lente teórica é o feminismo negro, pois nos permite desnaturalizar a concepção universal de mulher e compreender o racismo como estruturante na vida das mulheres. Os resultados apontam que há um cenário complexo de violência racial de gênero que não apenas atua em todo o processo de aborto, mas que se traduz em um projeto de opressão fundante da vida reprodutiva das mulheres negras.
Descrição: [Todas as notas de rodapé estão incluídas no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62941
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA. Aborto, Racismo e violencia. p. 101-117 .docx.pdf
  Acesso restrito
254,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.