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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62942

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA NETO, José Rodrigues de-
dc.contributor.authorROCHA, Vitor Pereira dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-09T13:42:46Z-
dc.date.available2025-05-09T13:42:46Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationROCHA, Vitor Pereira dos Santos. Desenvolvimento de um aplicativo de negócios para otimização do fluxo de ordens de serviço no setor de manutenção com a ferramenta power apps. 2025. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62942-
dc.description.abstractConforme a demanda no setor industrial cresce, novas tecnologias fabris surgem impulsionando o desenvolvimento das ferramentas de controle da manutenção. Atualmente as soluções digitais desempenham um papel inovador na automatização dos processos de gestão desse setor que outrora eram executados manualmente. Dentro desse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um aplicativo de negócios que sirva como proposta de solução otimizada tanto para o setor de planejamento e controle da manutenção quanto para os manutentores, com ênfase no âmbito da emissão e gestão das ordens de serviço. O projeto foi construido a partir dos requisitos extraidos de entrevistas com o público envolvido no processo de emissão de ordem de serviço e com base no modelo de documento utilizado em uma empresa do ramo de locação de máquinas para construção pesada e indústria. Para criação do software foi utilizado a ferramenta de desenvolvimento de aplicativos de negócio Power Apps da suite de programas Power Platform da Microsoft e como base de dados a plataforma de gerenciamento e compartilhamento de informações SharePoint, do mesmo fornecedor. Foram desenvolvidas quatro interfaces de comunicação com o usuário e suas funções foram validadas com dois exemplos amostrais de ordens de serviço reais que desprenderam tempos diferentes para conclusão do seu fluxo de emissão. No comparativo entre o tempo necessário para o preenchimento de ordem de serviço pelo modelo manual e pelo modelo digital, a solução desenvolvida estimou uma redução no tempo de trabalho de aproximadamente uma hora e trinta e sete minutos diário, e quarenta e nove horas mensal para o modelo digital. Por outro lado, a integração com softwares que não são da Power Platform pode exigir uma equipe de TI especializada passível de custos adicionais.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da manutençãopt_BR
dc.subjectPower Appspt_BR
dc.subjectOrdem de serviçopt_BR
dc.subjectOtimização de processopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um aplicativo de negócios para otimização do fluxo de ordens de serviço no setor de manutenção com a ferramenta power appspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6200149790353238pt_BR
dc.description.abstractxAs demand in the industrial sector grows, new manufacturing technologies emerge, driving the development of maintenance control tools. Today, digital solutions play an innovative role in automating management processes in this sector that were previously performed manually. Within this context, the objective of this work was to develop a business application that serves as an optimized solution proposal for both the maintenance planning and control sector and for maintainers, with an emphasis on the scope of issuing and managing service orders. The project was built based on requirements extracted from interviews with the public involved in the service order issuance process and based on the document model used in a company in the heavy construction and industrial machinery rental sector. To create the software, the Power Apps business application development tool from Microsoft's Power Platform suite of programs was used, and the SharePoint information management and sharing platform from the same supplier was used as the database. Four user communication interfaces were developed and their functions were validated with two sample examples of real service orders that took different amounts of time to complete their issuance flow. When comparing the time required to fill out a service order using the manual model and the digital model, the solution developed estimated a reduction in working time of approximately one hour and thirty-seven minutes per day, and forty nine hours per month for the digital model. On the other hand, integration with software that is not part of the Power Platform may require a specialized IT team that may incur additional costs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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