Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62960
Compartilhe esta página
Título: | Repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade dos docentes |
Autor(es): | GOMES, Jamyle Patricio Silva OLIVEIRA, Tainá Amélia Vital |
Palavras-chave: | Bônus de Desempenho Educacional; Trabalho docente; Subjetividade docente |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | GOMES, Jamyle Patricio Silva; OLIVEIRA, Taina Amelia Vital. Repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade dos docentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar as repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade de docentes do Ensino Fundamental I da Rede Municipal do Recife. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, ancorada em entrevistas semiestruturadas com docentes e gestoras de duas instituições municipais a fim de compreender as percepções delas, o impacto do BDE no trabalho pedagógico, bem como caracterizar os efeitos das políticas de bonificação na subjetividade dessas profissionais. Os resultados apontaram que o BDE está enraizado na escola, imprimindo uma performatividade (Ball, 2005) aos docentes associada a busca por resultados. Desse modo, o trabalho docente e a subjetividade são alterados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62960 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jamyle Patricio Silva Gomes.pdf | 311,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons