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Título: Repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade dos docentes
Autor(es): GOMES, Jamyle Patricio Silva
OLIVEIRA, Tainá Amélia Vital
Palavras-chave: Bônus de Desempenho Educacional; Trabalho docente; Subjetividade docente
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: GOMES, Jamyle Patricio Silva; OLIVEIRA, Taina Amelia Vital. Repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade dos docentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar as repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade de docentes do Ensino Fundamental I da Rede Municipal do Recife. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, ancorada em entrevistas semiestruturadas com docentes e gestoras de duas instituições municipais a fim de compreender as percepções delas, o impacto do BDE no trabalho pedagógico, bem como caracterizar os efeitos das políticas de bonificação na subjetividade dessas profissionais. Os resultados apontaram que o BDE está enraizado na escola, imprimindo uma performatividade (Ball, 2005) aos docentes associada a busca por resultados. Desse modo, o trabalho docente e a subjetividade são alterados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62960
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