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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62972

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCRAMER, Luciana-
dc.contributor.authorMACHADO, Josane Gomes-
dc.date.accessioned2025-05-09T20:23:17Z-
dc.date.available2025-05-09T20:23:17Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationMACHADO, Josane Gomes. A resiliência na experiência do educador: um estudo de caso no Centro Social Dom Luciano Mendes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62972-
dc.description.abstractA resiliência no contexto educacional é um conceito multidimensional que envolve não apenas a superação de desafios, mas também a construção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral dos indivíduos, preparando-os para os desafios do futuro. O presente trabalho de conclusão de curso examina a resiliência no contexto educacional do Centro Social Dom Luciano Mendes (CSDLM), definindo-a como a capacidade de adaptação e recuperação diante de adversidades. “O Centro Social Dom Luciano Mendes de Almeida, que foi criado pelas Irmãs Filhas do sagrado Coração de Jesus (FSCJ), localizado na Aldeia do Índio, Bairro Jacintinho em Maceió-AL, promove ações que buscam trabalhar integralmente o desenvolvimento pessoal e social, favorecendo a melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças e adolescentes, estudantes da escola pública, e a sua relação familiar e comunitária através de um atendimento com atividades de cunho sociocultural no horário oposto à educação escolar” (Documentos internos, 2024). A pesquisa busca responder como a resiliência é vivenciada por educadores do CSDLM, explorando de que forma suas experiências diárias impactam na sua atuação e desenvolvimento pessoal. Para fundamentar teoricamente e contextualizar a pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura sobre Organizações Não Governamentais (ONGs) no Brasil e a legislação pertinente, além de um estudo sobre a evolução do conceito de resiliência e sua importância no âmbito da docência. Metodologicamente, o estudo se baseou em uma abordagem qualitativa e quantitativa, com a realização de um estudo de caso exploratório e descritivo, utilizando questionários semiestruturados dirigidos a educadores, monitores e à gestora do CSDLM. Para análise, foram criadas categorias: Conhecendo o Centro Social Dom Luciano Mendes; Relações no trabalho e Resiliência dos trabalhadores. Com base nos resultados obtidos, foi possível constatar que a resiliência tem influência no clima organizacional.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectresiliênciapt_BR
dc.subjectcentro socialpt_BR
dc.subjectrelação de trabalhopt_BR
dc.titleA resiliência na experiência do educador: um estudo de caso no centro social dom Luciano Mendes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3546449865255572pt_BR
dc.description.abstractxResilience in the educational context is a muttidimernsional concept that involves not only overcoming challenges, but also building an environment that favors the integral development of individuals, preparing them for the challenges of the future. This course conclusion examines resilience in the educational context of the Dom Luciano Mendes Social Center (CSDLM), defining it as the ability to adapt and recover from adversityThe Dom Luciano Mendes de Almeida Social Center, which was created by the Inãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus (FSCJ) Sisters. located in Aldeia do Indio, Bairro Jacintinho in Maceió-AL, promotes actions that seek to work integrally on personal and social development, favoring the improvement of the quality of learning of children and adolescents who are public school students, and their family and community relationship through assistance with sociocultural activities in the hours outside of school (Internal documents, 2024). The research seeks to answer how resilience is experienced by CSDLM educators, exploring how their daily experiences impact on their performance and personal development. In order to theoretically ground and contextualize the research, a review of the literature on Non-Governmental Organization (NGOs) in Brazil and the relevant legislation was carried out, as well as a study on the evolution of the concept of resilience and its importance in the teaching field. Methodologically, the study was based on a qualitative and quantitative approach, with an exploratory and descriptive case study, using semi-structured questionnaires addressed to educators, monitors and the CSDLM manager. Categories were created for the analysis: Getting to know the Dom Luciano Mendes Social Center. Work relationships and workers' resilience. Based on the results obtained, it was possible to see that resilience has an influence on the organizational climate.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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