Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63062
Compartilhe esta página
Título: | A educação financeira na escola pública de ensino médio: um estudo na Escola Caio Pereira localizada no Recife |
Autor(es): | SANTOS, Sara Adriely Martins dos |
Palavras-chave: | Educação financeira; Ensino médio |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | SANTOS, Sara Adriely Martins dos. A educação financeira na escola pública de ensino médio: um estudo na Escola Caio Pereira localizada no Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo identificar qual o nível de conhecimento referente a finanças pessoal dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Caio Pereira, onde a população escolhida como objeto da pesquisa é composta pelos alunos do terceiro ano da Escola Caio Pereira que está localizada na rua Alto José Bonifácio em Recife, Pernambuco. O método de análise escolhida foi o método qualitativo, permitindo uma análise mais detalhada das percepções e dificuldades dos estudantes em relação ao tema, foi usado um questionário com os alunos para obter resultados da pesquisa. Verificou-se que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em compreender conceitos básicos de educação financeira, evidenciando a necessidade de maior inserção desse assunto no ambiente escolar. Dessa forma, o estudo reforça a importância de iniciativas que promovam a alfabetização financeira desde os anos iniciais da educação formal. A abordagem desse tema pode contribuir para que os alunos desenvolvam hábitos de planejamento e gestão financeira, preparando-os para desafios futuros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63062 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC SARA ADRIELY MARTINS DOS SANTOS.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons